Featured

Imagens em 3D do Titanic impressionam após varredura digital

Imagens em 3D do Titanic impressionam após varredura digital. Uma vez que, a primeira varredura digital em tamanho real dos destroços do Titanic, realizado mais de um século após o naufrágio, proporciona uma visão 3D única do transatlântico de luxo afundado em 1912. Utilizando mapeamento de águas profundas, essa varredura permite visualizar o navio como se a água tivesse sido drenada.

Foto: Divulgação/ATLANTIC PRODUCTIONS/MAGELLAN

Perguntas fundamentais a serem respondidas

As imagens resultantes dessa varredura são esperadas para lançar uma nova luz sobre os eventos ocorridos em 15 de abril de 1912, quando o navio de propriedade da White Star Line colidiu com um iceberg no Oceano Atlântico, resultando na morte de aproximadamente 1.517 das 2.224 pessoas a bordo. Parks Stephenson, analista do Titanic, enfatizou que ainda existem perguntas fundamentais a serem respondidas sobre o navio e considera esse modelo um dos primeiros passos para uma pesquisa baseada em evidências.

A expectativa é que as imagens lancem uma nova luz sobre o que exatamente aconteceu no dia 15 de abril de 1912, quando a embarcação de luxo naufragou — Foto: Reprodução/ATLANTIC PRODUCTIONS/MAGELLAN

Mais de 70.000 imagens de todos os ângulos

Embora o Titanic tenha sido extensivamente explorado desde sua descoberta em 1985, seu tamanho colossal dificultava a captura completa do navio nas profundezas do oceano. No entanto, a varredura atual permitiu registrar o transatlântico em sua totalidade.

O trabalho de varredura foi iniciado em 2022 pela empresa de mapeamento de águas profundas Magellan, em colaboração com a Atlantic Productions, responsável pela produção de um documentário sobre o projeto. Submersíveis controlados remotamente foram enviados ao local do naufrágio, situado a 3.800 metros de profundidade, e passaram mais de 200 horas examinando os destroços, capturando mais de 700.000 imagens de todos os ângulos para criar uma reconstrução 3D precisa.

Scan digital apresenta detalhes do navio — Foto: Reprodução/ATLANTIC PRODUCTIONS/MAGELLAN

Gerhard Seiffert, líder do planejamento da expedição pela Magellan, destacou os desafios enfrentados durante o projeto devido à profundidade do local e às correntes oceânicas. Além disso, foi necessário tomar precauções para evitar danos aos destroços.

Varredura revela detalhes minuciosos

A varredura revela a escala do navio e detalhes minuciosos, como o número de série em uma das hélices. Ela mostra a proa reconhecível mesmo após 100 anos, bem como o convés com um buraco aberto, proporcionando uma visão da grande escadaria. A popa, por outro lado, sofreu danos significativos. Os destroços ao redor exibem objetos espalhados, incluindo peças ornamentadas do navio, estátuas, garrafas de champanhe intactas e pertences pessoais.

A popa, que se separou da proa, aparece no scan como um emaranhado caótico de aço — Foto: Reprodução/ATLANTIC PRODUCTIONS/MAGELLAN

Parks Stephenson, especialista no Titanic, ficou impressionado ao ver a varredura pela primeira vez, destacando a capacidade de visualizar os destroços em sua totalidade, contexto e perspectiva, algo que não era possível com os submersíveis. Ele ressalta que ainda não se compreende totalmente a natureza da colisão com o iceberg, e estudar a popa pode revelar a mecânica do afundamento do navio, logo, estas imagens em 3D do Titanic impressionam após varredura digital.

Com informações: ÉpocaNegócios

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Recent Posts

O verdadeiro motivo que faz todo mundo chorar ao cortar cebola

Quase todo mundo já passou por isso: você começa a cortar uma cebola e, de…

4 dias ago

O estilo de vida de duas irmãs no meio do mato está fazendo muita gente repensar a velhice

Em um mundo cada vez mais dependente de farmácias, aplicativos e hospitais, duas irmãs de…

4 dias ago

A Amazônia está entrando em um clima que não existia há milhões de anos — e os cientistas estão em pânico

Por décadas, a Floresta Amazônica foi chamada de “pulmão do planeta” e de escudo natural…

4 dias ago

Série baseada em livro de Harlan Coben explode na Netflix e já é a 2ª mais assistida do momento

Em Custe o que Custar, Simon (James Nesbitt) parece ter alcançado tudo o que muitos…

5 dias ago

Sucesso mundial! Michelle Pfeiffer está no filme nº1 do Prime Video

Na semana do Natal, tudo funciona porque Claire faz funcionar. Horários, encontros e tradições seguem…

3 semanas ago

Nada é Por Acaso: O Verdadeiro Motivo dos Navios de Cruzeiro Serem Brancos

Você pode até achar que já sabe tudo sobre navios de cruzeiro, mas já parou…

3 semanas ago