As cachalotes são organizadas em padrões verticais perfeitos para proteção e podem dormir profundamente por 2 a 3 horas.

Um dos seres marinhos mais difíceis de estudar, durante anos, foram as baleias. Esses mamíferos conseguiram ser bastante reservados com seu modo de vida e, apesar do grande tamanho, perdê-los de vista é muito fácil. Bem, agora um dos mistérios foi descoberto, saber como esses animais dormem em um estado natural.

Segundo a National Geographic , por um tempo havia um desconhecido na internet sobre um grupo de baleias que estavam “em pé”, estáticas e se acreditava que era uma forma de observar a superfície. Acontece que esse comportamento se devia ao fato de eles estarem realmente dormindo , adotando uma postura ereta.

1 1 - Fotógrafo marinho capturou a maneira como as baleias dormem pela primeira vez. Elas fazem isso em grupo
Cachalotes dormindo – Stephane Granzotto

Em um estudo do fotógrafo francês Stephane Granzotto em 2017, imagens de alta definição de cachalotes adormecidos foram capturadas pela primeira vez.

2 1 - Fotógrafo marinho capturou a maneira como as baleias dormem pela primeira vez. Elas fazem isso em grupo
Cachalotes dormindo – Stephane Granzotto

Quando os cachalotes se sentem cansados ​​e precisam de um cochilo , mergulham cerca de 14 metros, organizando-se em padrões verticais, em grupos de até 5 ou 6 baleias , talvez para se proteger, e aí ficam cerca de 2 a 3 horas em sono profundo .

A curiosa forma que os cachalotes assumem surpreendeu a internet na primeira vez em que foram revelados em 2008 , já que pareciam ônibus submersos no oceano. Naquela época não era possível obter fotografias de boa qualidade , por isso as imagens da Granzotto são uma verdadeira maravilha.

3 1 - Fotógrafo marinho capturou a maneira como as baleias dormem pela primeira vez. Elas fazem isso em grupo
Cachalotes dormindo – Stephane Granzotto

Está comprovado que os cachalotes que vivem em cativeiro dormem com um olho aberto e metade do cérebro permanece ativa, em estado de alerta, comprovando que as baleias que vivem na natureza têm um sono mais profundo e completo.

4 1 - Fotógrafo marinho capturou a maneira como as baleias dormem pela primeira vez. Elas fazem isso em grupo
Cachalotes dormindo – Stephane Granzotto

O estudo pôde ser feito nos mares da costa chilena , onde os cachalotes dormiram profundamente até que um navio que teve os motores desligados acabou colidindo com os mamíferos, acordando-os e encerrando a observação .

Traduzido e adaptado de: UPSOCL

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS