CORONAVÍRUS

“Brasil já está na 2ª onda da Covid-19”, afirma pesquisador da USP

Por: JCS

A afirmação é categórica: “O Brasil já está na segunda onda da Covid-19”

A conclusão vem do pesquisador Domingos Alves, que é o responsável pelo Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), na cidade de Ribeirão Preto.

Alves monitorou durante os últimos 8 meses os dados da pandemia brasileira, sendo um dos responsáveis pelo portal Covid-19 Brasil, o qual reúne muitos especialistas de diferentes áreas em volta da produção de estatísticas e análises da propagação do coronavírus no Brasil.

Ao afirmar que o Brasil vive, da mesma maneira que os Estados Unidos e a Europa, a segunda onda de contágios é baseada na evolução da taxa de reprodução (Rt) do coronavírus no país, que demonstra e aponta que a pandemia voltou a crescer em nosso país.

Agente de saúde testa mulher para Covid-19 na favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, no dia 9 de outubro. — Foto: Pilar Olivares/Reuters

A taxa é calculada com base no crescimento de novas infecções permitindo saber quantas pessoas são contaminadas por pessoas que já estão infectadas.

Se o índice registra acima de 1, é um indicativo que a pandemia está se expandindo. Quando está abaixo, é um indicativo de que a pandemia está perdendo a intensidade.

Conforme as apurações dos especialistas, o Brasil registrou uma de 1,12 em 16 de novembro, segundo o Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba.

A taxa registrada acima significa que 100 pessoas infectadas infectarão outras 112, que, consequentemente, infectarão outras 125. Dessa maneira, a epidemia no Brasil cresce exponencialmente.

Para se ter uma ideia deste crescimento, na mesma data, a Rt estava acima de 1 em 20 estados brasileiros: (Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins), inclusive no Distrito Federal. Ou seja, o vírus está se multiplicando silenciosamente.

Conforme o portal G1, “A situação estava mais crítica no Paraná, onde a taxa era de 1,62. Já em Santa Catarina a Rt está acima de 1 há mais tempo: desde 14 de outubro.”

O pesquisador Domingos Alves analisou as médias móveis da Rt, que é calculada com base nos 14 dias anteriores.

“É importante a gente olhar a média móvel porque isso indica que não se trata apenas de uma flutuação do índice, mas que há uma tendência concreta de alta ou queda”, afirmou

Com informações: Portal G1

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Recent Posts

“Como encarar o fim de um bom relacionamento?” por Monja Coen

Monja Coen Roshi é uma monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto…

9 meses ago

Netflix: Série coreana ideal para curar um coração partido

Fonte: Adorocinema Entre todas as ofertas de séries coreanas no catálogo da Netflix, há de…

10 meses ago

Por que os relacionamentos esfriam?

Os relacionamentos, ao longo do tempo, podem passar por momentos de distanciamento e perda de…

11 meses ago

07 filmes e séries em alta para ver no fim de semana – Netflix

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim, porque hoje eu tenho uma…

2 anos ago

Ratinho brinca com a mãe de 82 anos: “A senhora vai me quebrar”

Foto:instagram O apresentador Ratinho mostrou um pouco da sua intimidade com seus fãs do Instagram…

2 anos ago

Confeiteira viraliza ao se negar a fazer bolo de graça em Anápolis/GO.

CLIENTE NEM SEMPRE TEM A RAZÃO !  Dayane Silva, uma confeiteira de 29 anos, foi…

2 anos ago