Por: JCS
Beber vinho faz parte da cultura mundial, ele está presente nos encontros românticos, festas e principalmente naqueles momentos onde a pessoa quer apenas se “desconectar” do mundo e ficar tranquila. O vinho tinto proporciona vários benefícios à saúde, como regulador da pressão, melhora a qualidade da circulação sanguínea, diminui o açúcar no sangue, além de diminuir as chances de demência.
Uma nova pesquisa foi feita e nos traz boas notícias, uma taça de vinho produz efeitos semelhantes a uma hora de exercícios na academia. O estudo foi desenvolvido na Universidade de Alberta, Canadá, descobriu que as propriedades do resveratrol(poderoso antioxidante) encontrado no vinho tinto, são idênticas às que o corpo recebe durante os exercícios físicos.
Conforme o chefe da pesquisa, Jason Dycy, estes resultados devem em especial ajudar as pessoas que não têm capacidade de praticar exercícios e, na visão do especialista, a quantidade de resveratrol encontrada em uma taça de vinho é capaz de trazer melhoras ao desempenho do corpo, ao funcionamento do coração e turbinar a força muscular da mesma maneira que uma hora de exercícios na academia.
Convém informar que, apenas beber uma taça de vinho não substitui totalmente e nem imediatamente a necessidade da prática de exercícios físicos. Sabemos que os exercícios dão manutenção à vida em um sentido amplo, diminui o estresse, diminui a ansiedade e os efeitos da depressão, melhora o condicionamento cardiorrespiratório, além de diminuir as medidas, ou seja, ele faz bem ao corpo e à mente.
Esta pesquisa, até onde se sabe, foi feita apenas em ratos de laboratório. Contudo, não é apenas o vinho que é uma fonte de resveratrol. Este composto também é encontrado na manteiga de amendoim, nas uvas vermelhas, chocolate amargo e no blueberries.
Com informações: Veja