Foto: Reprodução
Por: JCS
São 75.000 códices, 85.000 incunábulos e mais de um milhão de livros que foram gradativamente enviados para o site.
A antiquíssima Biblioteca Apostólica Vaticana, conhecida por “IVA”, que foi criada oficialmente em 1475, embora todos sabem que na verdade ela é muito mais antiga.
Em 1451, o papa Nicolau V, um conhecidíssimo bibliófilo, quis restabelecer Roma como o centro acadêmico de importância mundial, construindo uma biblioteca relativamente modesta de aproximadamente 1.200 volumes, para tanto, disponibilizou sua própria coleção pessoal de clássicos gregos e romanos em uma bela série de textos trazidos de Constantinopla.
A Biblioteca Apostólica Vaticana recentemente informou que conseguiu finalizar a digitalização de um manuscrito raríssimo de 1600 anos de idade, com fragmentos do texto épico que foi encomendado pelo imperador Augusto no Século I Ac.
Atualmente, a Biblioteca do Vaticano possui cerca de 75.000 códices, 85.000 incunábulos (edições feitas entre a invenção da imprensa e o século 16), em um total de mais de um milhão de livros.
O mais interessante disto é que todas estas preciosidades literárias estão disponíveis online, graças a um trabalho minucioso e cuidadoso de digitalização. Aos poucos, todavia. Você pode conhecer e pesquisar os conteúdos da biblioteca, desde que a pessoa tenha acesso à internet, e o melhor de tudo, baixar seus arquivos clicando AQUI.
Com informações: Biblioteca do Vaticano
Bancos Aquecidos no Japão Estão Emocionando o Mundo — Uma Inovação Simples Que Pode Salvar…
🌧️ Só 30% conseguem sentir a chuva chegando. Será que você é uma delas? Antes…
Quando pensamos nos filmes dos anos 90, é fácil lembrar das comédias leves e histórias…
Seis anos após sua partida, as ideias de Stephen Hawking continuam mais vivas do que…
Os costumes brasileiros nem sempre caem bem no exterior. O que aqui soa simpático e…
Às vezes, não é uma grande história que emociona o mundo — é um pequeno…