Foto: Reprodução
Por: JCS
São 75.000 códices, 85.000 incunábulos e mais de um milhão de livros que foram gradativamente enviados para o site.
A antiquíssima Biblioteca Apostólica Vaticana, conhecida por “IVA”, que foi criada oficialmente em 1475, embora todos sabem que na verdade ela é muito mais antiga.
Em 1451, o papa Nicolau V, um conhecidíssimo bibliófilo, quis restabelecer Roma como o centro acadêmico de importância mundial, construindo uma biblioteca relativamente modesta de aproximadamente 1.200 volumes, para tanto, disponibilizou sua própria coleção pessoal de clássicos gregos e romanos em uma bela série de textos trazidos de Constantinopla.
A Biblioteca Apostólica Vaticana recentemente informou que conseguiu finalizar a digitalização de um manuscrito raríssimo de 1600 anos de idade, com fragmentos do texto épico que foi encomendado pelo imperador Augusto no Século I Ac.
Atualmente, a Biblioteca do Vaticano possui cerca de 75.000 códices, 85.000 incunábulos (edições feitas entre a invenção da imprensa e o século 16), em um total de mais de um milhão de livros.
O mais interessante disto é que todas estas preciosidades literárias estão disponíveis online, graças a um trabalho minucioso e cuidadoso de digitalização. Aos poucos, todavia. Você pode conhecer e pesquisar os conteúdos da biblioteca, desde que a pessoa tenha acesso à internet, e o melhor de tudo, baixar seus arquivos clicando AQUI.
Com informações: Biblioteca do Vaticano
Nos últimos dias, vídeos viralizaram nas redes sociais ao afirmar que o uso de fones…
O The New York Times divulgou uma lista especial com os 100 maiores e melhores…
Quase todo mundo já passou por isso: você começa a cortar uma cebola e, de…
Em um mundo cada vez mais dependente de farmácias, aplicativos e hospitais, duas irmãs de…
Por décadas, a Floresta Amazônica foi chamada de “pulmão do planeta” e de escudo natural…
Em Custe o que Custar, Simon (James Nesbitt) parece ter alcançado tudo o que muitos…