Por: JCS

Ótima notícia! A biblioteca do Vaticano foi digitalizada e está online!

São 75.000 códices, 85.000 incunábulos e mais de um milhão de livros que foram gradativamente enviados para o site.

A antiquíssima Biblioteca Apostólica Vaticana, conhecida por “IVA”, que foi criada oficialmente em 1475, embora todos sabem que na verdade ela é muito mais antiga.
Em 1451, o papa Nicolau V, um conhecidíssimo bibliófilo, quis restabelecer Roma como o centro acadêmico de importância mundial, construindo uma biblioteca relativamente modesta de aproximadamente 1.200 volumes, para tanto, disponibilizou sua própria coleção pessoal de clássicos gregos e romanos em uma bela série de textos trazidos de Constantinopla.

A Biblioteca Apostólica Vaticana recentemente informou que conseguiu finalizar a digitalização de um manuscrito raríssimo de 1600 anos de idade, com fragmentos do texto épico que foi encomendado pelo imperador Augusto no Século I Ac.

Atualmente, a Biblioteca do Vaticano possui cerca de 75.000 códices, 85.000 incunábulos (edições feitas entre a invenção da imprensa e o século 16), em um total de mais de um milhão de livros.

O mais interessante disto é que todas estas preciosidades literárias estão disponíveis online, graças a um trabalho minucioso e cuidadoso de digitalização. Aos poucos, todavia. Você pode conhecer e pesquisar os conteúdos da biblioteca, desde que a pessoa tenha acesso à internet, e o melhor de tudo, baixar seus arquivos clicando AQUI.

papa bento xvi caminha nos corredores da biblioteca vaticana 1451983746622 615x300 - Ótima notícia! A biblioteca do Vaticano foi digitalizada e está online!
Papa-Bento-XVI caminha nos corredores da biblioteca vaticana

Com informações: Biblioteca do Vaticano

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS