Por: JCS

Nepal promove festival anual onde agradece aos cães por serem NOSSOS AMIGOS

Um ditado popular diz que os cães são os melhores amigos dos homens, certo? Realmente além de nos amarem, são leais aos seus donos durante toda a vida, sem contar que são nossos companheiros, nos olham sempre, são nossos confidentes e “ouvem” com “reverência” quando damos aquela bronca neles.

Ao menor sinal de um estranho no lar, eles se manifestam e, assim sempre estão em alerta para nos proteger. Verdadeiramente eles têm se mostrado como “os melhores amigos”, por isso, os moradores do Nepal escolheram um dia especial em que agradecem a eles por serem os companheiros fiéis de quatro patas e, por sua lealdade e amizade incondicional.

É um dia de alegria e muita celebração, eles chamam de Kukur Tihar ou Kukur Puja, um dia dedicado aos cães.

dog 1 - Nepal promove festival anual onde agradece aos cães por serem NOSSOS AMIGOS
Foto: Reprodução

O país leva tão à serio esta festa que dedica cinco dias para isto, sendo que no segundo dia adoram os animais favoritos, e para alegria dos bichinhos, oferecem a eles alimentos saborosos, se não bastasse a boa comida, os cães são enfeitados com guirlandas de flores, algumas pinturas e os marcam com “tika” na testa.

dog 2 - Nepal promove festival anual onde agradece aos cães por serem NOSSOS AMIGOS

 

“Tika” é uma marca que fazem com pó vermelho em suas testas, que significa que o animal é um ser sagrado, as imagens abaixo mostram o quanto é comovente a honraria que eles recebem, tratar bem os animais é demonstrar humanidade.

O festival não é apenas para os cães de estimação e de raça, são incluídos os cães que moram nas ruas também e que são chamados de vira-latas, todos eles são apreciados e reverenciados.

dog 3 - Nepal promove festival anual onde agradece aos cães por serem NOSSOS AMIGOS
Foto: Reprodução
dog 4 - Nepal promove festival anual onde agradece aos cães por serem NOSSOS AMIGOS
Foto: Reprodução

Tamanho respeito aos animaizinhos fazem parte da crença religiosa de que eles são os mensageiros de Yama, deus hindu da morte, e a festa é uma forma de apaziguar o deus.

dog 5 - Nepal promove festival anual onde agradece aos cães por serem NOSSOS AMIGOS

Há também o fato de que, os cães foram descritos no texto hindu Mahabharata, em que Yushishthira, rei da justiça, só queria entrar no céu se levasse junto o seu melhor amigo de quatro patas.

Com informações: bbc

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS