Novidades

Clássico de Machado de Assis, com nova tradução, esgota em um dia nos EUA

Por: JCS

Clássico de Machado de Assis em inglês, com nova tradução, esgota em um dia nos EUA

O conhecidíssimo autor brasileiro Machado de Assis tem feito muito sucesso nos Estados Unidos. A editora Penguin lançou para os americanos, em 02 de junho, uma novíssima tradução de sua obra de 1881 – Memórias Póstumas de Brás Cubas (The Posthumous Memoirs of Brás Cubas). Flora Thomsom-Deveaux, pesquisadora, entregou o projeto da nova versão em inglês da preciosidade literária do brasileiro.

Mesmo com a nação completamente agitada pelas manifestações antirracistas, a Amazon e a Livraria Barnes & Nobre, o livro se esgotou completamente em um único dia, tanto que na sexta-feira, 5, os estoques estavam totalmente zerados. Este livro na Amazon, é o mais vendido que figura na categoria “Ficção Latino-americana e caribenha”.

Flora Thomsom, que traduziu o texto, disse em seu Twitter que: em 2 de junho, o país passava pelo sétimo dia de protestos violentos contra o racismo depois do assassinato de George Floyd, negro morto covardemente pela polícia de Minneapolis, Estados Unidos. Olhe o que ela escreveu:

“Estou ciente de que não é o momento de celebrar o lançamento de um livro, mas eu não teria dedicado anos da minha vida para traduzir este aqui se eu não estivesse convencida de que é uma obra para todas as eras”.

Qual a razão de tamanho sucesso do livro, a hipótese mais provável é que Machado de Assis era um escritor negro – assim, o lançamento de seu clássico em inglês ficou muito mais simbólico. Inclusive em junho de 2019, uma ação histórica entre várias editoras “corrigiu a cor da pele do autor”, muitas gerações foram ensinadas que a cor da pele de Machado de Assis era “branca”, assim, o autor das consagradas preciosidades literárias: Dom Casmurro, Quincas Borba e Memórias Póstumas de Brás Cubas, teve a correção e retratação de sua identidade negra reconhecida e autenticada publicamente.

Por isto, uma grande justiça foi feita ao autor, sendo comunicada a todos a real cor negra de sua pele, talvez este tenha sido um dos fatores que o levaram a ter tanto sucesso entre os americanos.

“Este livro é uma obra de seu tempo, mas, de muitas formas, para crédito de Machado e descrédito de nós mesmos, também fala sobre a nossa realidade. Existem ecos — troque a febre amarela pela covid-19 — e há a continuidade — racismo sistêmico, tão pungente hoje quanto em 1880”, postou a tradutora em seu tuíte.

Um dia após o lançamento do livro em terras americanas, a revista americana The new Yorker se referiu à obra de Machado de Assis como “uma das mais inteligentes, mais brincalhonas, e portanto, um dos livros mais vivos e sem idade já escritos”, comentário que com certeza pode ter estimulado a grande venda e procura pelo livro.

Em 2018, foi lançado nos Estados Unidos a tradução dos contos completos de Machado de Assis, realizadas por Margaret Jull Costa e Robin Patterson, e assim os americanos já estavam tomando gosto pela literatura do autor em solo estrangeiro. Tanto que, na época, a revista The New Yorker escreveu: “Ele é um dos melhores autores brasileiros. Por que ele não é mais lido mundo afora?”.

Conforme Thomson-Deveaux, mesmo que o livro esteja esgotado nas grandes livrarias, ainda pode ser encomendado pelo site Bookshop.org. ( A versão para Kindle na Amazon Americana custa algo em torno de 9,00 dólares ( aproximadamente 44,00 reais na cotação atual) podendo ainda ser comprado.

Com informações: Exame
Crédito imagens: Wikipédia

 

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Recent Posts

“Como encarar o fim de um bom relacionamento?” por Monja Coen

Monja Coen Roshi é uma monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto…

9 meses ago

Netflix: Série coreana ideal para curar um coração partido

Fonte: Adorocinema Entre todas as ofertas de séries coreanas no catálogo da Netflix, há de…

10 meses ago

Por que os relacionamentos esfriam?

Os relacionamentos, ao longo do tempo, podem passar por momentos de distanciamento e perda de…

11 meses ago

07 filmes e séries em alta para ver no fim de semana – Netflix

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim, porque hoje eu tenho uma…

2 anos ago

Ratinho brinca com a mãe de 82 anos: “A senhora vai me quebrar”

Foto:instagram O apresentador Ratinho mostrou um pouco da sua intimidade com seus fãs do Instagram…

2 anos ago

Confeiteira viraliza ao se negar a fazer bolo de graça em Anápolis/GO.

CLIENTE NEM SEMPRE TEM A RAZÃO !  Dayane Silva, uma confeiteira de 29 anos, foi…

2 anos ago