Foto: Reprodução
Por: JCS
A verdade é que a “terra” está parando, mesmo que forçadamente, por conta da pandemia, a atividade humana desacelerou grandemente. O fato é que devido a esta “pausa humana” alguns setores do planeta estão se reorganizando e querendo voltar ao funcionamento normal.
Conforme a revista científica “nature” a camada de ozônio está se recuperando e teve suas alterações freadas acima da Antártida. O artigo mostrou dados da reversão de algumas mudanças preocupantes nas correntes de ar no hemisfério sul.
Em volta dos polos da terra, e a uma altitude bem elevada, circulam correntes de ar rápidas, e são chamadas de correntes de jato. Antes mesmo do protocolo de Montreal, o buraco que existia na camada de ozônio levava correntes mais ao sul do que o habitual, e isto, provocava uma mudança de padrões na precipitação e nas correntes oceânicas.
Dez anos após a assinatura do Protocolo de Montreal, esta migração parou subitamente. A investigação que foi publicada mostrou que esta pausa não se deve apenas às mudanças naturais dos ventos, más sim pelo impacto causado pela redução da camada de Ozônio.
“As correntes que trazem o ar frio na direção do polo Sul têm vindo a reduzir e é por isso que o sul da Austrália sentiu uma queda enorme na pluviosidade nos últimos 30 anos. Se a camada de ozônio está a recuperar e a circulação de ar a voltar mais para norte, são boas notícias em duas frentes.”, informou Ian Era, químico orgânico da Universidade de Melbourne.
Com informações: visão
Quase todo mundo já passou por isso: você começa a cortar uma cebola e, de…
Em um mundo cada vez mais dependente de farmácias, aplicativos e hospitais, duas irmãs de…
Por décadas, a Floresta Amazônica foi chamada de “pulmão do planeta” e de escudo natural…
Em Custe o que Custar, Simon (James Nesbitt) parece ter alcançado tudo o que muitos…
Na semana do Natal, tudo funciona porque Claire faz funcionar. Horários, encontros e tradições seguem…
Você pode até achar que já sabe tudo sobre navios de cruzeiro, mas já parou…