“Eles se reúnem regularmente para olhar juntos as luzes da baía”: o fotógrafo Tobias Baumgaertner explicou o motivo da fotografia que lhe rendeu o prêmio de Melhor Retrato da Vida Marinha.

Todos os anos, agências internacionais de fotografia abrem convites para fotógrafos de todo o mundo, amadores ou profissionais, para participarem, enviando os melhores retratos que tiraram naquele ano.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O EBOOK

capa oficial - A famosa foto de um pinguim viúvo sendo consolado ganhou um prêmio internacional.

Não é que não é um único prêmio a fotografia do ano: em vez disso, encontrar uma dúzia de prêmios temáticos.

pinguinos abrazados0004 - A famosa foto de um pinguim viúvo sendo consolado ganhou um prêmio internacional.
Ben Cranke / Ocean Photography Awards / TNG

Muitos deles têm a ver com retratos do mundo animal. As categorias tendem a ser construídas em torno dos habitats que os diferentes animais ocupam, bem como o quão escassos ou difíceis de fotografar.

pinguinos abrazados0001 - A famosa foto de um pinguim viúvo sendo consolado ganhou um prêmio internacional.
Jono Allen / Ocean Photography Awards / TNG

Uma das mais celebradas de todas é a fotografia de animais marinhos. Mamíferos gloriosos como as baleias tendem a receber a maior parte da atenção nessa categoria, mas também há retratos de animais menores, mas não menos impressionantes, que conseguem surpreender os jurados.

No caso de Tobias Baumgaertner, vencedor do Ocean Photography Award deste ano, foi um trágico par de pinguins que lhe deu o triunfo.

pinguinos abrazados0000 - A famosa foto de um pinguim viúvo sendo consolado ganhou um prêmio internacional.
Tobias Baumgaerten / Ocean Photography Awards / TNG

A imagem em si é muito emocionante. Mas o que fez o retrato de Tobias chegar ao coração dos jurados foi a explicação dada por um especialista voluntário em vida marinha, que trabalhou na área onde vivem os pinguins:

Um voluntário me disse que o pinguim branco era uma velha que havia perdido seu companheiro e, aparentemente, também o homem mais jovem à esquerda. Desde então, eles se reuniram, confortando um ao outro e ficando juntos por horas assistindo as luzes dançantes da cidade próxima. “

–Tobias Baumgaertner para Instagram –

A trágica história que levou esta dupla de pinguins a compartilhar suas tardes com certeza teve o efeito de convencer os reprovados de que Tobias seria o vencedor deste ano. Não há como negar: é uma foto capaz de partir nossos corações.

pinguinos abrazados0003 - A famosa foto de um pinguim viúvo sendo consolado ganhou um prêmio internacional.
Scott Wilson / Ocean Photography Awards / TNG

Da mesma forma, outras fotos do concurso foram igualmente impressionantes. Vários deles retrataram baleias em momentos impressionantes, alguns deles destacados por um uso muito elegante do preto e branco.

pinguinos abrazados0002 - A famosa foto de um pinguim viúvo sendo consolado ganhou um prêmio internacional.
Florian Ledoux / Ocean Photography Awards / TNG

Outros mostram ursos polares caminhando pela neve do Ártico e uma série de outros animais que vivem nas águas mais frias e no gelo mais duro do planeta. Que existam pessoas dispostas a ir ao seu encontro, apenas para captar um retrato que nos possa inspirar, é uma arte em si.

 

Traduzido e adaptado de UPSOCL

OUTRAS LEITURAS






Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.