Por: JCS

As mulheres têm conseguido muitas conquistas na atual sociedade, as quais solidificam suas qualidades e habilidades. Hoje elas já não são mais vistas apenas como mulheres ou mães, e sim como excelentes profissionais em áreas que eram dominadas apenas por homens.

Esta nova realidade da expansão feminina é bem vinda e positiva, contudo, ainda há muitos obstáculos a serem superados, um destes obstáculos diz respeito ao campo afetivo.

Vejam, no passado, os pais é que sabiam o que era o melhor para suas filhas, ao ponto de lhes escolher também o “marido”. Ela se submetia a escolha paterna, sem que gostasse da pessoa, subjugando assim seus desejos, sentimentos e sonhos.

O cenário mudou, a sociedade também, vivemos tempos de independência financeira. A mulher logo cedo estuda, planeja sua vida, e assim se lança no mercado de trabalho. Ela escolhe aquilho que a faz feliz, namora e casa com quem quiser.

Mesmo que a escolha não dê certo, ela muda o rumo pois nada a impede de ser realizada e espera que surja outra pessoa que lhe ajude a ser feliz.

Frida Kahlo, pintora e escritora mexicana é uma personalidade que serve de grande inspiração para a mulher atual.

Viveu muitas complicações, no tocante à sua saúde e relacionamentos afetivos. Doente, passou muitos anos acamada, não podendo ter filhos, dificuldade esta que rendeu muitos conflitos nos seus relacionamentos. Mesmo assim, continuou a lutar por seus ideais.

Destacamos entre seus trabalhos o poema abaixo, por acreditar que toda mulher precisa ler e refletir, afinal, ela sabia exatamente o que estava escrevendo:

 

MERECE UM AMOR

“Você merece um amor que a ame quando você estiver despenteada, aceitando as razões que a fazem acordar rapidamente, e os medos que não permitem que você durma.

Você merece um amor que faça com que você se sinta segura. Que a ajude a conquistar o mundo ao pegar em sua mão, que sinta que seus abraços se encaixam perfeitamente com sua pele.

Você merece um amor que deseje estar ao seu lado, visitar o paraíso apenas olhando seus olhos, e que nunca fique entediado lendo suas expressões.

Você merece um amor que a ouça cantar, que apoie todas as suas loucuras, que respeita sua liberdade e que a acompanhe em seu voo, que não a deixe cair.

Você merece um amor que afaste as mentiras. E que traga sonhos, café, poesia.”

– Frida Kahlo

Este poema procura nos dizer que você merece ser amada pelo que és, que a pessoa mereça o teu melhor e possa lidar com o teu pior. Apesar te termos muitos defeitos, nem todos conseguem lidar com eles, portanto, você merece uma pessoa que te aceite do jeitinho que você é.