Por:JCS

Vários vizinhos de Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, uniram-se e edificaram um “cãodomínio” para assim dar abrigo aos animais de rua.

Aproximadamente 6 cães vivem na casinha que foi carinhosamente construída pelos moradores. Na verdade, o “cãodomínio” é aberto ao público de cães carentes de casa, ali não falta água e ração, sempre tem em abundância.

A construção fica no bairro Caminho de Búzios, eles pensaram em montar um abrigo onde os animais que circulam pelo local tenham um abrigo para passar a noite e descansar, protegendo-se da chuva e principalmente do frio, podendo também comer.

“Tem alguns [cães] que vêm, comem e vão embora. Outros dormem e, no dia seguinte, já não estão mais aqui”, disse Nil Laino, uma das idealizadoras do projeto.

 

Cãodominio 2 - Vizinhança se junta e criam “cãodomínio” um abrigo que recebe animais de rua no RJ
Espaço surgiu da parceria entre vizinhos da cidade — Foto: Nil Laino/Arquivo pessoal

Eles tiveram a ideia porque Belinha, Lili, Pingo, Pirata e Neguinho sempre recebiam atenção e cuidados de vários moradores.

“Esses são nossos, não são para adoção”, disse.

Afirmou ainda que os vizinhos preocupados com o bem-estar dos animais faziam uma vaquinha habitualmente em dinheiro para comprarem medicamentos, ração e os levarem ao veterinário.

“Mas eles dormiam embaixo das árvores, no frio. Então, alguém falou sobre fazer umas casinha e o grupo todo aprovou”, afirmou Nil.

 

cãodominio 3 - Vizinhança se junta e criam “cãodomínio” um abrigo que recebe animais de rua no RJ
Espaço surgiu da parceria entre vizinhos da cidade — Foto: Nil Laino/Arquivo pessoal

 

A própria Nil quem fez a planta inicial do projeto do “cãodomínio”. Logo em seguida, um pedreiro do bairro se interessou pelo projeto e decidiu construir de graça.

Afirmou ainda que houve uma espécie de mutirão, alguns tinham tijolos, cimento, areia e deram de bom grado. O restante do material que faltou, todos novamente colocaram a mão no bolso para comprar. A construção levou aproximadamente duas semanas para ser concluída e, o “cãodomínio” ficou prontinho no finalzinho de agosto.

 

cãodominio 4 - Vizinhança se junta e criam “cãodomínio” um abrigo que recebe animais de rua no RJ
Além de um lugar para morar, eles também são mimados pelos moradores da cidade e ganham até ‘bolo de ração’ — Foto: Nil Laino/Arquivo pessoal

O carinho deles com os animais é tão bom que, mesmo proporcionando moradia e alimentação, algumas vezes eles têm o privilégio de terem churrasco e bolo de ração.

Uma ideia iluminada

O projeto dos vizinhos de Cabo Frio foi tão inspirador que empolgou muitas pessoas na internet, assim que a aposentada Nil postou as fotos nas redes sociais, as imagens viralizaram grandemente.

“Eu não esperava essa repercussão toda. Fizemos isso por eles. Eu postei o ‘antes’ e ‘depois’ e, de um dia pro outro, viralizou”, disse.

Cãodominio 5 - Vizinhança se junta e criam “cãodomínio” um abrigo que recebe animais de rua no RJ
Neguinho, Pingo, Lili, Pirata e Belinha já são moradores do ‘cãodomínio’ — Foto: Nil Laino/Arquivo pessoal

Uma nova consciência

Os moradores conseguiram mudar a vida de vários animaizinhos, e também querem conscientizar as outras pessoas a se preocuparem com os animais.

Bem ao lado do “cãodomínio”, fixaram uma placa com mensagens de incentivo às pessoas para que cuidem melhor de seus animais e, principalmente dos que vivem nas ruas.

– Adote, não compre!
– Maus tratos é crime!
– Não abandone!
– Mais amor, mais respeito pelos animais, pela natureza, crianças e idosos.

Com informações: G1


OUTRAS LEITURAS


Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS