Por: JCS

No posto de saúde de Catalão, Sudoeste de Goiás, diariamente aparece o idoso Arlindo José dos Santos, de 89 anos. Ele sai de sua casa, que fica a duas ruas de distância, para ali aferir a sua pressão arterial e é claro, colocar a conversa em ordem com os servidores, aos quais faz questão de chamar “família”. Essa família já tem três anos que faz uma festinha de aniversário para ele, com a ajuda dos próprios servidores.

O bonito desta história foi que neste ano a equipe de servidores lhe fez a terceira festa de aniversário. Conforme as recepcionistas da UBS Cristina de Cássia e Jéssica Kelly Rosa, os funcionários se unem para lhe proporcionar uma festa surpresa.

“Cada um juntou o que tinha e a gente comprou balão, bolo, biscoitos e refrigerante. Ele quase chorou, queria pagar pra gente o valor que a gente gastou com o lanche. Ele fala que a família dele é a gente”, diz.

A enfermeira Fernanda Daniele Inácio disse que, Sr. Arlindo sempre comemora seu aniversário no dia dos namorados, 12 de junho, na unidade, desde os 87 anos. E eles planejam dar uma festa maior para ele em 2020, quando completar 90 anos.

“Vamos fazer uma festa grande, um almoço especial”, disse.

Sr Arlindo 89 festa - Viúvo de 89 anos visita o posto de saúde diariamente e ganha uma festa de aniversário: ”Família”
Servidores comemoram aniversário de 89 anos do paciente Arlindo José, em Catalão — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

A tradição das visitas

A enfermeira relata que Sr. Arlindo visita a UBS diariamente e isso já é uma tradição no posto.

Ele vem todos os dias. A gente conversa, já temos intimidade. Ele fica emocionado com o carinho que a gente tem por ele. É como se a gente fosse família dele”.

A saúde dele está em dia e tinindo, tanto que ele é uma inspiração para os servidores do posto de saúde.

“A saúde dele é melhor que a minha. Brinco com ele que se eu tiver metade da saúde dele está ótimo”, pontuou Jéssica Kelly, de 28 anos.

Já estão tão acostumados com a visita dele que quando ele deixa de aparecer, toda a equipe fica preocupada. Eles lembram que ele faltou dois dias em seguida, pois ficou internado com pneumonia.

“Quando ele não vem, a gente já tenta procurar, ir na casa dele. Perguntamos para os vizinhos, já que ele não tem telefone”, concluiu Fernanda.

Sr Arlindo 89 com servidores - Viúvo de 89 anos visita o posto de saúde diariamente e ganha uma festa de aniversário: ”Família”
Arlindo José com servidora da unidade de saúde, em Catalão — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Fernanda disse ainda que, mesmo aos 89 anos, Sr. Arlindo é completamente independente.

“Ele mora sozinho, no fundo da casa da filha. Ele mesmo faz a comida dele, vem a pé nos visitar, faz tudo sozinho”.

Ela acredita que o segredo para tamanho vigor e disposição seja a fé e alegria que ele cultiva.

“Ele é muito religioso, tem muita fé, é muito alegre, não é de reclamar. E ele é bom de papo, adora conversar”.

Com informações: G1


OUTRAS LEITURAS


Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS