Teste em vacina contra o coronavírus - Vacina de Oxford chegou ao Brasil; saiba quem pode ser voluntário
Foto: Reprodução
Por: JCS

Conforme o site G1, já desembarcou no Brasil um lote da vacina contra a Covid-19, vinda da Universidade de Oxford, Reino Unido. Serão selecionados 2.000 candidatos de SP e RJ para serem vacinados nas próximas três semanas. Todos os participantes serão acompanhados durante um ano, para avaliação rigorosa da imunização contra o coronavírus.

O primeiro lote da vacina já está no Brasil, devidamente acondicionado em locais com temperatura rigorosamente controlada.

” A vacina está congelada, ela já está chegando para a gente operacionalizar. Parte já chegou e fica em congelamento de onde a gente vai tirando, progressivamente, com a necessidade da demanda”, informou um dos pesquisadores do grupo que vai testar a vacina ChADox1 no Rio de Janeiro.

O Brasil foi o único país fora do Reino Unido que começará a testar a eficiência da possível vacina, para saber se ela é 100% capaz de imunizar contra o Sars-Cov-2.

No Rio de Janeiro, os testes serão aplicados em 1000 voluntários pela Rede D´Or São Luiz, com custo estimado de R$ 5 milhões, totalmente bancados pela Rede D´Or e coordenados pelo Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino (Idor).

Em São Paulo, os testes em 1000 voluntários serão realizados pelo Centro de Referência para Imunológicos Especiais (Crie) da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), o financiamento será feito pela fundação Lemann.

A triagem tem início na próxima semana, os escolhidos passarão por testes para se certificar que não estão infectados pela Covid-19, neste experimento não pode haver nenhuma pessoa infectada pelo coronavírus, só assim os experimentos prosseguirão.
Conforme os pesquisadores, os voluntários escolhidos serão do grupo dos Profissionais da Saúde, pois eles ficam em maior contato com pacientes infectados, por isso eles têm a prioridade para os testes. Segundo um comunicado da UNIFESP,  poderão se inscrever para o teste: motoristas de ambulâncias, seguranças de hospitais e agentes de limpeza de hospitais.

No Rio de Janeiro, os voluntários que se enquadrem no público-alvo desta pesquisa precisam procurar o Idor buscarem informações de como participar do experimento. Já em São Paulo, a seleção fica sob responsabilidade do Crie, da Unifesp.

A matéria completa pode ser conferida no site G1

 

 

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS