Por: JCS

Uma família teve uma “riquíssima” surpresa ao capinar o quintal de sua casa, em Hampshire, Inglaterra. O que era uma atividade corriqueira se transformou na descoberta de um verdadeiro tesouro. Ao capinar o mato, encontraram abaixo das ervas daninhas 63 moedas de ouro e uma de prata, todas elas dos séculos XV e XVI.

Assim que se deram conta do tesouro que encontraram, a família contatou o Museu Britânico. “Eles estavam revirando o solo e, de repente, essas moedas saltaram da terra… milagrosamente”, comentou Ian Richardson, do departamento de tesouros do museu. “Foi uma descoberta bastante chocante para eles e muito interessante para nós”, disse.

capa oficial - Uma família teve uma “riquíssima” surpresa ao capinar o quintal de sua casa

Conforme avaliação dos pesquisadores, o tesouro provavelmente foi escondido perto de 1540. Em meio as peças encontradas, constam moedas com a figura do rei Henrique VIII. Estas são incomuns pois, separadas, trazem as iniciais de três de suas esposas – Catarina de Aragão, Ana Bolena e Jane Seymour.

Estas moedas eram bem valiosas na época em que foram enterradas. A “poupança” que foi enterrada estava avaliada, na moeda de hoje,  em R$ 95.000 e “Era muito dinheiro, certamente mais do que o salário anual de uma pessoa comum”, afirmou Barrie Cook, especialista em moedas do museu.

Captura de Tela 447 - Uma família teve uma “riquíssima” surpresa ao capinar o quintal de sua casa
Imagens: Museu Britânico/Divulgação

Com informações: Live Science e The Guardian
Imagens: Divulgação/Museu Britânico

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS