Por: JCS

Osama Abou Hajar, 27 anos, não se deixou vencer pela guerra na Síria, sonhou que podia mudar de vida e venceu. Ele fugiu da cruel guerra na Síria há 8 anos, e hoje comemora sua formatura em engenharia na Irlanda, país que o recebeu como refugiado.

Depois de ver destruída sua cassa pelas bombas da guerra, ele resolveu deixar a Síria em 2013 com sua família. “As bombas caíam a 100 metros de distância, destruindo vidros e explodindo porta”, disse.

Em um programa de refugiados das Nações Unidas, eles deixaram o Líbano e foram abrigados na Irlanda.

Agora com o diploma nas mãos, Osama conta a sua vitória nas redes sociais, com duas fotografias que mostram o passado e o presente.

Tamanha conquista e mudança de vida fizeram a foto viralizar nas redes sociais, conseguindo muita interação e comentários.

capa oficial - “Um novo começo é possível” diz jovem que fugiu da guerra na Síria e se formou 8 anos depois na Irlanda

Em um texto publicado no Linkedin, ele conta sua batalha durante os últimos 8 anos de vida, ao sair da Síria até que o sorriso voltou a fazer parte de sua vida.

Osama afirmou ao jornal Mirror que hoje, sua ideia é inspirar, mostrar que “um novo começo é possível”.

Uma vida difícil e dura

Ele contou em entrevista ao Jornal que sua vida não era nada fácil, assim, a única esperança que tinha era fugir do país.

Em 2012 a cidade estava quase vazia. Restavam 500 pessoas, em comparação com 150.000 antes da guerra. Houve muita destruição. Morávamos em apartamentos e os dois andares superiores foram explodidos. Minha casa foi quase destruída. O bombardeio foi pesado. As bombas caíram a 100 metros de distância, destruindo vidros e explodindo portas.

Fomos o primeiro grupo sírio a vir para a Irlanda. Eu tinha um objetivo na cabeça: entrar na faculdade e conseguir um emprego em uma grande empresa. Quando cheguei, falava pouco inglês. Sabia algumas palavras, mas nuca as disse”.

Tudo começou a mudar quando resolveu fugir com a família em 2013.

A hora da Virada

Sofrimento, esforço e sacrifícios envolvidos foram os combustíveis para ele chegar onde queria.

Entrou no curso de engenharia de software em 2016 e terminou em novembro de 2020.

“A vida pode ser muito difícil às vezes, mas “nunca se entregue”, postou Osama nas redes sociais.
Hoje um futuro melhor e promissor o espera, longe dos sofrimentos da guerra.

jovem siria formado e1610474572689 - “Um novo começo é possível” diz jovem que fugiu da guerra na Síria e se formou 8 anos depois na Irlanda
Osama antes e agora – Fotos: reprodução / LinkedIn
jovem siria formado 1 e1610474560397 - “Um novo começo é possível” diz jovem que fugiu da guerra na Síria e se formou 8 anos depois na Irlanda
Osama antes e agora – Fotos: reprodução / LinkedIn

Com informações: Mirror

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS