Por: JCS

O tenista número 1 do mundo, Novak Djokovic subestimou a pandemia e promoveu torneios de tênis em seu país e na Croácia, e o pior de tudo, com a participação do público, o resultado foi fatal, ele e outros tenistas contraíram a Covid-19 e o evento foi praticamente um foco de propagação da doença entre os atletas e público presente, assim, o torneio não foi finalizado por conta da doença contraída pelos atletas.

Na verdade ele e os outros tenistas não pensaram nas consequências de QUEBRAR o distanciamento social imposto pela OMS, fizeram um torneio com a participação do público e foram pegos de surpresa pelo vírus. Antes mesmo de Djokovic contrair a doença, outros tenistas participantes do torneiro já tinham testado positivo: o búlgaro Grigor Dimitrov (número 19 do ranking da ATP), o croata Borna Coric ( 33º) e o sérvio Viktor Troicki (210º). Juntos, participaram do torneio feito na Sérvia e Croácia nos dois últimos finais de semana.

x88555567 TennisAdria TourZadar CroatiaJune 21 2020General view of fans by the court befo.jpg.pagespeed.ic .mkBOfpZh5W - Tenista número 1 Djokovic contrai covid-19 após promover torneios de tênis com participação do público
Público à espera da final da etapa de Zadar, na Croácia, do Adria Tour: decisão foi cancelada após teste de Dimitrov dar positivo para o novo coronavírus Foto: ANTONIO BRONIC / REUTERS

Estas partidas foram realizadas com a presença do público e o que chama a atenção foi que eles não respeitaram inúmeras recomendações de distanciamento e normas de segurança.

Djokovic testou positivo para a covid-10, porém está assintomático. A sua esposa, Jelena, testou positivo. Ambos estão sob tratamento e ficarão isolados por 14 dias. A situação é tão complicada que antes dele contrair o vírus, seu preparador físico também havia contraído a doença.

“No momento em que chegamos em Belgrado, fomos testados. Meu resultado é positivo, assim como o de Jelena, enquanto os de nossos filhos são negativos”, disse o tenista em nota: “Tudo o que fizemos neste último mês foi com o coração puro e na melhor das intenções. Nosso torneio pretendia unir as pessoas e compartilhar uma mensagem de solidariedade e compaixão pela região”.

Em um dos parágrafos da nota, Djokovic diz que pensou em fazer o campeonato “quando o vírus havia enfraquecido”. “Infelizmente, ele ainda está presente, e essa é uma nova realidade com a qual ainda estamos aprendendo a lidar. Peço desculpas por cada caso individual de infecção. Espero que ele não complique a saúde de ninguém e que todos fiquem bem”, disse o tenista sérvio em seu comunicado à imprensa.

Torneio também promoveu festas

O torneio no Leste Europeu não se limitou apenas às quadras, em cuja aglomeração já era mais do que suficiente para a disseminação do vírus, os atletas interagiam com o público livremente, na maioria das vezes sem a utilização de máscaras. Tanto Djokovic quanto os seus companheiros do circuito participaram de alguns eventos que promoviam o torneio, jogaram basquete, futebol e fizeram festas. Dessa maneira, eles praticamente abraçaram o coronavírus.

2020 06 12t171001z 2111904498 rc2t7h9v8vni rtrmadp 3 tennis serbia djokovic - Tenista número 1 Djokovic contrai covid-19 após promover torneios de tênis com participação do público
Com Novak Djokovic no centro, tenistas se aglomeram com pegadores de bolinha no Adria Tour, em Belgrado — Foto: Reuters

Imediatamente, Djokovic começou a receber várias críticas de torcedores e de outros tenistas, tanto pelas redes sociais quanto pessoalmente, inclusive o australiano Nick Kyrgios e o americano Noah Rubin.

Todos querem voltar ao “normal”, contudo precisa-se entender que: não há como voltar à vida normal sem que todos estejam imunizados, não temos remédios eficazes e muito menos uma vacina. Sair às ruas e voltar com as aglomerações é o mesmo que se jogar aos braços do coronavírus, pois se ali estiver um infectado, ele espalhará para a grande maioria das pessoas presentes.

O melhor remédio ainda que seja amargo é ficar em casa, não inventaram ainda nenhum dispositivo que nos mostre quem está infectado, assim, se sair de casa, que seja com máscaras e se protegendo ao máximo.

O tenista teve uma boa intenção, más o vírus mostrou o quanto é cruel e o infectou também.

Com informações: O Globo.

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS