Por: JCS

A Itália é considerada uma das maiores produtoras de laranja do mundo, produzindo cerca de 2 milhões de toneladas da fruta todos os anos. Quase toda a produção acaba virando suco, e, o que é feito com essa quantidade de cascas? Pensando em uma solução sustentável para estas cascas, uma empresa Italiana desenvolveu uma máquina muito interessante, que consegue “desperdício zero” das cascas, além de produzir o suco, ela transforma os resíduos das cascas de laranja e imprime copos!

máquina suco de laranja 1 - Técnica Inovadora permite máquina fazer suco de laranja e imprimir os copos imediatamente com a própria casca da laranja
Foto: Reprodução

Esta máquina se chama “Feel the Peel” – medindo 3 metros de altura e suporta até 1.500 laranjas por vez. O projeto foi desenvolvido pela Carlo Ratti Associati em parceria com a empresa ENI, ela tem circulado em vários eventos em locais públicos do país.

Suco de Laranja - Técnica Inovadora permite máquina fazer suco de laranja e imprimir os copos imediatamente com a própria casca da laranja
Foto: Reprodução

O Conceito e funcionamento da máquina é simples: ela corta cada laranja ao meio, espreme o suco e guia as cascas por um tubo, que se acumulam em um compartimento.
Logo após, os resíduos são secos, triturados e misturados com ácido poli lático(PLA), transformando em um material bioplástico. O qual é aquecido e derretido, convertendo-se em uma fibra que é utilizada na impressão dos copos.

Impressão do copo - Técnica Inovadora permite máquina fazer suco de laranja e imprimir os copos imediatamente com a própria casca da laranja
Foto: Reprodução

Esta invenção é inovadora e completamente necessária aos dias de hoje, Carlo Ratti, idealizador, explicou o princípio da economia circular: “Tentamos mostrar a circularidade de maneira muito tangível, desenvolvendo uma máquina que nos ajuda a entender como as laranjas podem ser usadas para muito além do suco. As próximas interações podem incluir novas funções, como impressão de tecido para roupas usando cascas de laranja”.

feel the peel 2 - Técnica Inovadora permite máquina fazer suco de laranja e imprimir os copos imediatamente com a própria casca da laranja
Foto: Reprodução

Produção de laranja no Brasil

O Brasil, hoje, é o maior produtor mundial de laranja, SP produz 30% de toda a produção nacional. O país produz aproximadamente 17 milhões de toneladas anualmente, bem mais que qualquer outro país. Ou seja, mais de 60% de todo o suco de laranja consumido na terra procede do Brasil.

Tomara que possamos importar esse invento e beneficiar nossa natureza.

Com finformações: Dezeem


OUTRAS LEITURAS


Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS