Em vídeo registrado em uma fazenda do pantanal de Mato Grosso do Sul, nota-se a luta de jacarés, a maioria magros de fome, lutando pela sobrevivência em uma poça de lama.

A atual seca que acontece no Mato Grosso do Sul tem afetado em muito a vida animal do Pantanal, imagens publicadas em uma fazenda da região de Abobral tem causado preocupação. Afinal, vários jacarés aparecem em uma poça de lama amontoados, magros, famintos, disputando um pouco de água, é a luta pela sobrevivência.

“Jacarezada está na beira da birita [bebedouro usado para armazenar água para o gado], por causa da água. Estão todos agoniados, morrendo, chega dá dó. Olha, que judiação! ” Dizia um dos homens que aparece no vídeo abaixo.

As imagens foram feitas por um funcionário que trabalha na fazenda Sagrado, em Corumbá (MS). Logo em seguida, as imagens foram publicadas nas redes sociais de Hugo Tognini, que afirmou que o registro foi feito no Pantanal de Mato Grosso do sul, há pelo menos 10 dias.

O que dizem os especialistas:

Conforme a pesquisadora e especialista em jacarés, Zilca Campos: a região do Abobral, local onde o vídeo foi produzido, passa por uma seca desde 2020. “Pantanal do MS está muito seco, aliás não teve enchente em 2022. A seca severa contina levando a morte de muitos jacarés e outros animais da fauna. Isso está acontecendo, isso é fato”.

Já o presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Ângelo Rabelo, comentou sobre as imagens registradas, dizendo que já viu, neste ano, cenas idênticas em outros locais no Pantanal. “vai continuar acontecendo na medida que secar, lamentavelmente há muito pouco o que fazer”.

“Nós estamos entrando em um ciclo de muita seca. Bacias que estavam com muita água há 30 anos, secaram. Os animais mais espertos acompanharam o percurso dos rios. Alguns ficam para trás e ficam em processo de hibernação, mas outros acabam morrendo”, disse Rabelo.

Com informações: G1

OUTRAS LEITURAS






Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.