Foto: Montagem Pixabay
Esta é a primeira vez desde que foi implementado o modelo de “distanciamento controlado”, que o Rio Grande do Sul tem regiões em bandeira preta. Na Sexta-feira (11), Bagé e Pelotas foram classificadas como de alto risco epidemiológico para a transmissão da Covid-19 no mapa de controle.
Nestes 10 meses de pandemia, onde o “lockdown” foi extinto para que o comércio e as indústrias sobrevivam, boa parte da população relaxou no distanciamento social e nos controles de higiene e prevenção, muitos saem para suas reuniões e aglomerações sem a utilização de máscaras, parece que “a população decretou o fim do isolamento por conta própria”, e assim, a fatura da Covid-19 está batendo à porta da população.
No RS os hospitais reduziram os leitos de UTIs livres e aumentaram os casos de contágio e de internações pela Covid-19, esse é o motivo que resultou nesta nova “bandeira preta”. O restante das regiões está em bandeira vermelha, só Cruz Alta que ainda está com bandeira laranja.
Em todo o estado os indicadores de monitoramento do comitê de crise do governo aumentaram. Inclusive houve uma elevação nos últimos sete dias de 14% em hospitalizações por Covid-19 (de 1.174 para 1.338), este é o maior número desde que iniciou o monitoramento.
Aumentou consideravelmente o número de pacientes em UTI, em leitos clínicos e de óbitos. Os óbitos aumentaram em 15% nesta semana, registrando 409 casos. Assim há um menor número de leitos livres (407).
Quais são as mudanças com a bandeira preta
Bandeira preta não significa lockdown, e nem fechamento geral das atividades. Contudo, se estabelece uma variedade de medidas bem mais restritivas a fim de evitar a disseminação do vírus.
No protocolo de bandeira preta as cidades classificadas devem adotar as seguintes ordens:
Com informações G1
Bancos Aquecidos no Japão Estão Emocionando o Mundo — Uma Inovação Simples Que Pode Salvar…
🌧️ Só 30% conseguem sentir a chuva chegando. Será que você é uma delas? Antes…
Quando pensamos nos filmes dos anos 90, é fácil lembrar das comédias leves e histórias…
Seis anos após sua partida, as ideias de Stephen Hawking continuam mais vivas do que…
Os costumes brasileiros nem sempre caem bem no exterior. O que aqui soa simpático e…
Às vezes, não é uma grande história que emociona o mundo — é um pequeno…