POR: JCS

Raul Sá tem apenas 13 anos, sua paixão pela música aumentava a cada dia, ele amava o som de um piano e decidiu que compraria o seu para aprender a tocar. Nessa idade ele não tinha dinheiro algum, assim, ele resolveu que conquistaria o instrumento a qualquer custo, e o melhor caminho que encontrou foi fabricar e vender pães caseiros feitos em sua casa em Jundiaí (SP).

O fascínio com a música veio por influência de seus pais. Ele começou a fazer aulas de teclados eletrônicos, contudo, na escola ele sempre via um piano acústico, o que o deixava cada dia mais encantado com aquele som, ele resolveu que um dia  teria seu próprio piano.

Ele viu que a melhor forma de juntar dinheiro para comprar seu piano seria vendendo pães. Sua mãe, dona Meriele, logo o ensinou a receita e ele começou a fazer suas primeiras encomendas, Raul tomou gosto pela coisa e começou a aperfeiçoar a técnica e resolveu ensinar seu irmão mais novo. “Eu nunca tinha me interessado por culinária, mas minha mãe me incentivou muito e acabou que fui pegando o gosto”, disse.

pao do raul 1 - Raul tem apenas 13 anos e já corre atrás dos seus sonhos. Confira!
Raul Sá ajudando o irmão a fazer pães caseiros — Foto: Arquivo pessoal

No começo, o jovem padeiro fornecia seus pães apenas para os familiares próximos, aí então ele viu que precisava conseguir mais clientes, foi quando resolveu criar uma conta no Instagram para divulgar os pães que fazia.

“A partir daí, mais pessoas começaram a se interessar e entrar em contato para comprar os pães”, disse o pequeno empresário.

Com muitos pedidos, passou-se quase um ano de esforço total e muitas fornadas, e ele finalmente conseguiu juntar a quantia que precisava para comprar o tão sonhado piano acústico.

“Foi um sentimento de alegria, misturado com alívio e orgulho de mim mesmo. É gratificante ver que todo o meu esforço durante um ano inteiro valeu a pena”, contou o adolescente.

pao do raul 5 - Raul tem apenas 13 anos e já corre atrás dos seus sonhos. Confira!
Raul com o novo piano, comprado com o dinheiro arrecadado na venda de pães caseiros — Foto: Arquivo pessoal

“Quis abandonar tudo”

Nem tudo foi tão fácil. Raul conta que pensou em desistir e quis abandonar tudo depois que a pandemia chegou como uma avalanche inesperada.

“A grande maioria dos meus clientes era da minha escola ou retirava os pedidos lá. Também vendia os pães em uma loja de bolos de Jundiaí. Mas, com a pandemia, perdi muitas vendas e cheguei a pensar que nunca ia conseguir juntar o dinheiro”, afirmou.

pao do raul 3 - Raul tem apenas 13 anos e já corre atrás dos seus sonhos. Confira!
Adolescente aprendeu a fazer os pães com a mãe — Foto: Arquivo pessoal

Mas, seu sonho era grande e real e sua fé não permitiu que ele desistisse. Seus planos eram de conseguir comprar o piano até o mês de setembro, quando ele completaria um ano de vendas.

“Eu orei muito para saber o que fazer. Até que um dia meu pai trouxe uns amigos em casa, eles experimentaram meus pães e amaram. Todos compraram. Foi aí que passei a me sentir inspirado novamente”, disse.

Captura de Tela 67 - Raul tem apenas 13 anos e já corre atrás dos seus sonhos. Confira!
Foto: Conta Instagram

Aprendemos muito

Depois que o objetivo foi realizado, e com o piano em casa, Raul disse que quer continuar vendendo, afinal ele encontrou algo que ele gosta de fazer. “Quero também ter o meu próprio dinheiro para, quem sabe, comprar um presente de dia dos Pais ou de Dia das Mães e até coisa que gosto”, contou.

Ele disse que sem o apoio de seus pais jamais teria conseguido. Dona Mariele, sua mãe, falou que acompanhar o filho nessa empreitada foi um grande aprendizado para ela.

“Para nós, pais, apoiá-lo nos seus sonhos é um grande aprendizado. Auxiliamos o Raul a cuidar do seu estoque de insumos, se comunicar om seus clientes, cuidar das finanças e administrar a produção. Cremos que esse aprendizado é valoroso para a vida dele, independente do que vai seguir em sua vida adulta como carreira”, afirmou com muito orgulho.

Com informações: Portal G1 Sorocaba e Jundiaí
Crédito Imagens: Arquivo Pessoal

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS