Por: JCS

Ele colocou a “mão na massa”, usou canetinhas coloridas, papel sulfite e seguiu a inspiração com muita dedicação, Alexandre Drabecki, 26 anos, é estudante de Direito e, preocupado com a dificuldade dos idosos em utilizar o WhatsApp, resolveu ensina-los  a utilizarem esse aplicativo, para tanto, inventou um manual feito à própria mão, para sanar todas as dúvidas dos usuários.

Ele organizou o conteúdo em 60 páginas com níveis graduais de aprendizado, do mais simples, tipo como mandar áudio, ao mais complicado, que é como fazer uma lista de transmissão. Assim que acabou de montar todas as páginas manualmente, fez questão de digitalizar para poder encaminhar aos usuários.

1 1 - Rapaz criou um manual esperto e didático para idosos usarem WHATSAPP: “Eles sentem que estão atrapalhando em perguntar”
Estudante elaborou um ‘manual do WhatsApp’ para auxiliar os idosos — Foto: Arquivo pessoal/Alexandre Drabecki

“Os manuais das coisas, em geral, não são atraentes, nem didáticos e nem inclusivos. São letras minúsculas, linguagem difícil. Nem sempre tem alguém para ‘socorrer’ e ensinar, e eles também sentem que estão atrapalhando em perguntar o que não sabem, então acaba que eles ficam sem saber. O manual nunca vai abandonar eles nessas horas”, afirmou.

capa oficial - Rapaz criou um manual esperto e didático para idosos usarem WHATSAPP: “Eles sentem que estão atrapalhando em perguntar”

Este já é o segundo manual que ele criou. O primeiro foi criando em 2018 para ensinar a avó, de sua ex-namorada, a Dona Iracema tinha ganhado o primeiro celular dela e não sabia como manusear, e muito menos dar os comandos básicos para fazer o aparelho funcionar, tipo, como desbloquear a tela, visualizar a barra de notificações e principalmente mandar mensagens.

2 1 - Rapaz criou um manual esperto e didático para idosos usarem WHATSAPP: “Eles sentem que estão atrapalhando em perguntar”
Alexandre Bueno Drabecki com Dona Iracema, em 2018 — Foto: Arquivo pessoal/Alexandre Drabecki

Naquela época, a família da dona Iracena dizia que ela perguntava muito como se utilizava o ZAP ZAP (WhatsApp) e demorou vários dias para visualizar a primeira mensagem.

Infelizmente, o namoro de Drabecki com a neta de dona Iracema não vingou, mas, o ensino que ele montou sobre como utilizar o celular e principalmente o WhatsApp, permaneceu firme e serviu para ensinar muitas pessoas.

O autor tem o sonho de publicar os manuais que já criou, e conta que tem o desejo de unir a formação em Direito com o “mundo” dos manuais, fazendo vários conteúdos didáticos e fáceis de entender sobre leis, código do consumidor e outros.

“Por que não posso pegar, por exemplo, a nossa legislação e deixar de maneira mais acessível?! Aquela linguagem rebuscada do direito é difícil mesmo. Faria edições, tipo: que é o Código Penal, o Código Civil, etc. Eu não iria mudar nada, só iria facilitar, claro que tudo feito com responsabilidade”, argumentou.

3 1 - Rapaz criou um manual esperto e didático para idosos usarem WHATSAPP: “Eles sentem que estão atrapalhando em perguntar”
Estudante elaborou um ‘manual do WhatsApp’ para auxiliar os idosos — Foto: Arquivo pessoal/Alexandre Drabecki

Ele tem certeza que, com esses conteúdos escritos de maneira clara e com uma linguagem bem acessível e simples, muito mais pessoas se interessarão por aprender o conteúdo dos aparelhos.

“Pode até aumentar a participação na política. Ela vai saber, inclusive, mais sobre os próprios direitos. Tenho fé que vai aparecer alguém para me ajudar a levar esse projeto para frente. Eu vejo como um projeto de vida. Ver que é importante para as pessoas é o que me move. Não vou desistir”, disse.

O tutorial já fez muito Sucesso

Seu primeiro manual viralizou quando ele compartilhou no Twitter, e a postagem deve mais de 78 mil curtidas e quase 18 mil compartilhamentos.

Como o material fez muito sucesso, ele resolveu digitalizar o tutorial e deixou tudo à disposição das pessoas em um link, isto é, para os interessados em baixarem o conteúdo e imprimir o manual.

Devido ao grande sucesso, ele foi convidado a participar, em 2019, do programa Encontro com Fátima Bernardes.

“Depois que foi para a rede nacional, aí pelo menos 100 milhões de pessoas tiveram contato com o manual ou até mais. Foi muito legal. Apareceram até jovens vindo falar comigo que não sabiam como fazer coisas simples, mas a maioria esmagadora dos jovens falaram que queriam na verdade imprimir o meu manual e dar para os pais ou avós”, afirmou.

4 - Rapaz criou um manual esperto e didático para idosos usarem WHATSAPP: “Eles sentem que estão atrapalhando em perguntar”
Boa ação se destacou tanto que ele foi convidado a participar do Encontro com Fátima Bernardes — Foto: Reprodução/TV Globo

 

Com informações: G1

OUTRAS LEITURAS



Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS