Por: JCS

Desde a infância, Lucas Tadeus de Morais, 23 anos, era vidrado por segurança e sonhava em ser um policial.

Ele superou um câncer na virilha, o rapaz, com síndrome de Down, ajuda como voluntário nas atividades administrativas dos policiais da Delegacia de Proteção ao Idoso, à Pessoa com Deficiência, ao Consumidor e Trânsito de Anápolis (GO), ele além de ser a alegria da delegacia é muito querido e respeitado pela equipe policial.

O administrador da delegacia é Manoel Vanderic, que teve o prazer de conhecer Lucas há três anos atrás. Curiosamente, a mãe do rapaz pediu ao delegado para tirar uma foto com ele pois o filho curtia e admirava muito os policiais, e que seu sonho era ser um policial.

Naquele dia eles conversaram bastante e, Vanderic convidou Lucas para passar um dia na delegacia e conhecer as rotinas do serviço policial.

“Há umas três semanas ela me mandou uma mensagem por meio de uma rede social contando que ele havia acabado de finalizar um tratamento contra o câncer e perguntou se a proposta ainda estava de pé. Eu disse que sim, e ele veio no outro dia”, disse.

lucas manoel - Rapaz com Síndrome de Down supera câncer e “vira” policial em Anápolis(GO)
Fotos: Arquivo pessoal

“A presença de Lucas transforma o ambiente da delegacia”: alegre, animado e empático, o rapaz passa as tardes ajudando nos atendimentos ao público e em todas as funções administrativas.

“A presença dele é muito positiva. Humanizou muito o ambiente. […] Foi muito além do que eu esperava, não só com o público externo, mas com o interno. As pessoas ficam mais simpáticas, muito mais tranquilas.”

“Ele está sempre rindo. Se vê alguém triste, ele logo sente e tenta ajudar. Toda empresa, todo órgão deveria ter funcionários assim”, afirmou o delegado.

A mudança no clima administrativo também é percebida pelo agente Laudares. “Ele tem um histórico de superação de doença recente. Vendo ele lá, sempre alegre depois de toda dificuldade da vida dele, faz com que a gente reflita. Percebemos que a gente esquece de ser grato”, disse.

lucas 31 01 20 670x420 1 - Rapaz com Síndrome de Down supera câncer e “vira” policial em Anápolis(GO)
Fotos: Arquivo pessoal

Luce Anne Pereira, 43 anos, mãe de Lucas, informa que ele era fascinado pelos policiais desde a infância. É um grande orgulho para ela ver seu filho trabalhando na polícia e realizando seu sonho.

“Ele está muito feliz. Na concepção dela, ele acredita que conseguiu ser o policial e eu sou muito grata pela oportunidade que ele está tendo”, disse.

Em abril de 2019, Lucas teve um câncer na virilha, fez uma cirurgia e passou por um tratamento de quimioterapia em Barretos (SP).

lucas3 31 01 20 670x420 1 - Rapaz com Síndrome de Down supera câncer e “vira” policial em Anápolis(GO)
Fotos: Arquivo pessoal

“Foi muito difícil, ele sofreu muito, só quem viveu que sabe. Mas o hospital é só amor e isso ajudou muito. Por exemplo, ele foi vestido de Hulk na primeira sessão de quimioterapia e todo mundo entrou no jogo, pediram autógrafo. […] Lucas teve muito isso de dar valor à vida e não força à doença”, concluiu.

Com informações: G1 – Fotos: Arquivo Pessoal

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS