Notícias

Quênia inova e instala a primeira usina solar que transforma a água do oceano em água potável

Por: JCS

Cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso aos serviços de água potável gerenciados com segurança. Isso ocorre em um planeta que é 71% coberto por esse elemento essencial para a vida. O que parece ser uma contradição, talvez o desafio crítico para o futuro da humanidade: como transformar a água do mar dos oceanos em água potável?. Bem, a resposta está localizada em uma pequena cidade no Quênia, perto da fronteira da Somália.

Esta nova estação de tratamento de água solar foi desenvolvida pela ONG GivePower (organização não governamental) .

O teste piloto já melhorou consideravelmente a vida dos moradores de Kiunga, uma pequena cidade no Quênia, e eles procuram reproduzir a tecnologia em outras partes da Terra. No final, você encontrará um bônus com números sobre o consumo global de água e o valor de usá-lo com responsabilidade.

Uma em cada três pessoas no mundo não tem acesso à água potável, de acordo com um relatório publicado há menos de dois meses pela UNICEF e pela Organização Mundial da Saúde. As condições são piores na África Subsaariana. É por isso que a área foi escolhida para instalar o primeiro sistema de usina solar que transforma a água salgada do Oceano Índico em água potável. Está em operação desde 2018.

 

Kiunga é o nome da cidade de pescadores em que o projeto está operando com sucesso. Foi financiado pela organização sem fins lucrativos Givepower. Graças a suas realizações, a organização está planejando replicar o projeto em outros países, como Haiti e Colômbia.

Uma usina de dessalinização típica consome grandes quantidades de energia e o processo é caro. Só pode operar em áreas com instalações suficientes para produzir e distribuir tanta energia. A ONG resolveu esses problemas usando uma tecnologia chamada “fazendas solares de água”, que envolve a instalação de painéis solares que podem produzir 50 quilowatts de energia, baterias Tesla de alto desempenho para armazená-lo e duas bombas de água que operam 24 horas por dia .


Quênia instala a primeira usina solar a transformar água do oceano em água potável como uma solução potencial para a crise mundial da água

Água potável para todos

O sistema pode gerar água potável para 35.000 pessoas por dia. Além disso, de acordo com a GivePower, a qualidade da água é melhor do que a de uma usina de dessalinização típica. Além disso, nem sequer tem o impacto ambiental negativo que o processo costuma causar, pois a extração de sal produz resíduos salinos e poluentes nocivos para animais e plantas.

Após a estação chuvosa produzida pelo vento das monções, Kiunga se torna uma área de extrema seca e seus 3.500 moradores foram forçados a viajar por uma hora para coletar água.

Segundo Brightside , a única fonte disponível era de um poço localizado no mesmo canal que os animais usavam para tomar banho. Estava cheio de poluentes e parasitas, que poderiam causar doenças como E. coli e até a morte.

Até 2025, metade da população do planeta viverá em áreas que enfrentam escassez de água . A reutilização de águas residuais para recuperar nutrientes ou energia está se tornando uma estratégia central.

É o mesmo com relação ao tratamento da água do mar. Apenas 2,5% da água do planeta é constituída de água doce , número que está diminuindo com o efeito do aquecimento global em geleiras e icebergs.

Em tais circunstâncias, a ONG já começou a instalar painéis solares em mais de 2.500 escolas, empresas e serviços de emergência em 17 países, e está arrecadando dinheiro para financiar a construção de “fazendas solares de água” para melhorar a saúde da população e reativar a economia de áreas devastadas pela seca.

O Dia Mundial da Água é comemorado todos os anos em 22 de março para aumentar a conscientização sobre a conservação, desenvolvimento e consumo responsável dos recursos hídricos.

– São necessários cerca de 3.000 litros de água para produzir comida suficiente para atender às necessidades diárias de uma pessoa.
– O download de apenas um único gigabyte (GB) de dados da Internet pode usar até 200 litros de água para resfriar os servidores usados ​​nos centros de computadores para permitir a conectividade.
– Oitenta por cento das águas residuais são liberadas nos cursos de água sem tratamento adequado.
– A pessoa média consome o equivalente a mais de 100.000 copos de água anualmente ao tomar banhos diários de dez minutos.
– A América Latina possui abundantes recursos hídricos, de acordo com o fao.org : ela recebe quase trinta por cento das chuvas de todo o planeta e possui 28.000 metros cúbicos de água per capita a cada ano, o que é superior à média mundial.
– Entre as Metas de Desenvolvimento Sustentável a serem alcançadas até 2030, a ONU estabeleceu uma meta para alcançar acesso universal e igual à água potável, serviços adequados de saneamento e higiene e reduzir a poluição
da água.

 

Texto traduzido e adaptado de Thinking Humanity/Fotos: GivePower / Facebook

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Recent Posts

“Como encarar o fim de um bom relacionamento?” por Monja Coen

Monja Coen Roshi é uma monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto…

9 meses ago

Netflix: Série coreana ideal para curar um coração partido

Fonte: Adorocinema Entre todas as ofertas de séries coreanas no catálogo da Netflix, há de…

10 meses ago

Por que os relacionamentos esfriam?

Os relacionamentos, ao longo do tempo, podem passar por momentos de distanciamento e perda de…

11 meses ago

07 filmes e séries em alta para ver no fim de semana – Netflix

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim, porque hoje eu tenho uma…

2 anos ago

Ratinho brinca com a mãe de 82 anos: “A senhora vai me quebrar”

Foto:instagram O apresentador Ratinho mostrou um pouco da sua intimidade com seus fãs do Instagram…

2 anos ago

Confeiteira viraliza ao se negar a fazer bolo de graça em Anápolis/GO.

CLIENTE NEM SEMPRE TEM A RAZÃO !  Dayane Silva, uma confeiteira de 29 anos, foi…

2 anos ago