Featured

Que tal seguir o conselho de Gandhi para triunfar em uma discussão?

Fonte: La Mente és maravigliosa

A vida de Mahatma Gandhi é cheia de histórias e anedotas sobre a comparação com outras que contêm uma grande dose de sabedoria. Na verdade, esse homem ficou famoso e entrou para a história por ser o primeiro a falar de uma “guerra” não violenta .

Diz-se, por exemplo, que ele se sentou uma vez na mesa ao lado de um professor da Universidade de Londres. O professor lhe disse: “Você sabe que um porco e um pássaro não podem comer juntos?”. Gandhi levantou-se e disse: “Não se preocupe, eu voarei para longe”.

O objetivo de uma discussão ou debate não deve ser a vitória, mas a melhoria.
Joseph Joubert

Gandhi quase sempre conseguiu passar nas discussões . Ele fez isso com tanta graça e inteligência que ele sempre deixou sua marca . Em vez de ganhar o debate, ele queria ensinar uma lição extrapolando-a da situação em questão. Então, que tal seguir o conselho de Gandhi para triunfar em uma discussão?

Não seja egoísta e argumente construtivamente
Segundo Gandhi, um problema deve ser observado de todos os pontos de vista, incluindo o do adversário . Seguindo esse princípio, depois de destruir o monopólio da indústria têxtil inglesa, ele apareceu em cada fábrica para pedir desculpas pelos despedimentos que havia causado.

Ele também se distinguiu pelo fato de sempre aprofundar cada tópico. Ele não se limitou a ter uma visão superficial do mundo. Ele leu, estudou, consultou. Tudo isso permitiu-lhe chegar a uma opinião sólida sobre qualquer assunto . Sem dúvida, esta é uma ótima sugestão para lidar com qualquer debate.

Treine força física e paciência
Gandhi pensou que a força do corpo contribuiu decisivamente para fortalecer a mente também. Ele gostava de uma boa forma física, o que lhe permitiu enfrentar e superar momentos difíceis com uma incrível capacidade de cura. O treinamento corporal traz temperamento, consolidação da força de vontade e autocontrole .

Paciência, por outro lado, é o treinamento da mente. Gandhi disse que uma parede é construída tijolo por tijolo. E cada peça deve ser adicionada em um momento específico. A paciência é uma característica intrínseca das mentes mais fortes . Não ceder à impulsividade é essencial se você quiser ter sucesso, especialmente em uma discussão.

Seja empático com os outros, entenda suas emoções
Gandhi pregou idéias de alcance universal. Seus princípios não eram o resultado de uma visão partidária, de fato, todo o oposto. Suas idéias e sua luta preocuparam toda a humanidade . Sua doutrina envolveu principalmente seu povo, mas ele foi inspirado por valores universais.

O líder de Gandhi reservou um lugar especial para emoções. Sua doutrina não era puramente ideológica. Ele tentou entender a posição de seus oponentes e levou em conta o que eles poderiam tentar, sentir . Por essa razão, centenas de milhares de pessoas o seguiram e o admiraram sem compartilhar sua causa. Ganhar uma comparação não significa necessariamente cancelar o adversário.

Use uma linguagem simples e seja transparente
A simplicidade do discurso é um elemento que caracteriza todos os grandes líderes. Eles não falam para receber admiração, mas para serem compreendidos. E a melhor maneira de se fazer entender é usar uma linguagem simples que qualquer um possa entender .

Seria chamado populismo se houvesse interesses ocultos por trás dele. No entanto, se palavras simples não escondem verdades ocultas, elas alcançam o coração das pessoas. Um discurso verdadeiro e genuíno tem grande poder de persuasão . E também desperta grande respeito. Uma discussão verbal é vencida desta maneira: com argumentos profundos, expressos simplesmente e sem mentiras.

Torne-se auto-suficiente e persevere
Gandhi se comprometeu a pegar o sal, fazer roupas e fazer outros objetos do dia-a-dia. Ele fez da auto-suficiência uma maneira de construir a liberdade . Ele sabia que os laços de dependência não eram baseados em grandes fatos, mas em pequenas coisas. E ele atacou o mal na raiz.

O líder Gandhi levou 55 anos para a Índia alcançar a independência, seu maior sonho. Ele fez do seu jeito: sem recorrer à violência . Ele enfrentou milhares de dificuldades antes de ter sucesso. Dificuldades de qualquer tipo, até mesmo conflitos consigo mesmo. Afinal, ele sabia que a perseverança é a chave que abre qualquer porta e permite que você alcance o sucesso.

Todos os ensinamentos de Gandhi nos deixaram com grandes valores humanos. O sucesso de Gandhi foi um triunfo do espírito e por essa razão ele deixou sua marca. Seu maior ensinamento é que se pode vencer um confronto sem cancelar o oponente . Desta forma, não há derrota, é uma maneira segura em que todos ganham, mesmo que não seja o que eles gostariam.

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Share
Published by
Sensível Mente

Recent Posts

07 filmes e séries em alta para ver no fim de semana – Netflix

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim, porque hoje eu tenho uma…

9 meses ago

Ratinho brinca com a mãe de 82 anos: “A senhora vai me quebrar”

Foto:instagram O apresentador Ratinho mostrou um pouco da sua intimidade com seus fãs do Instagram…

9 meses ago

Confeiteira viraliza ao se negar a fazer bolo de graça em Anápolis/GO.

CLIENTE NEM SEMPRE TEM A RAZÃO !  Dayane Silva, uma confeiteira de 29 anos, foi…

9 meses ago

Você está feliz? A primeira coisa que você vê na imagem pode lhe dar uma resposta

Por: Roberta Freitas Quantos de vocês gostam de se desafiar com testes visuais e jogos…

9 meses ago

Jovem trabalhou colhendo uvas para pagar a faculdade e foi contratado por uma multinacional

Conheça a história inspiradora de Joel, um verdadeiro guerreiro argentino que nunca perdeu a fé…

9 meses ago

“Cuidado demais gera filhos irresponsáveis” Paulo Freire

“Cuidado demais gera filhos irresponsáveis” Paulo Freire Neste trecho da palestra de Paulo Freire para…

9 meses ago