Fonte: La Mente és maravigliosa

A vida de Mahatma Gandhi é cheia de histórias e anedotas sobre a comparação com outras que contêm uma grande dose de sabedoria. Na verdade, esse homem ficou famoso e entrou para a história por ser o primeiro a falar de uma “guerra” não violenta .

Diz-se, por exemplo, que ele se sentou uma vez na mesa ao lado de um professor da Universidade de Londres. O professor lhe disse: “Você sabe que um porco e um pássaro não podem comer juntos?”. Gandhi levantou-se e disse: “Não se preocupe, eu voarei para longe”.

O objetivo de uma discussão ou debate não deve ser a vitória, mas a melhoria.
Joseph Joubert

Gandhi quase sempre conseguiu passar nas discussões . Ele fez isso com tanta graça e inteligência que ele sempre deixou sua marca . Em vez de ganhar o debate, ele queria ensinar uma lição extrapolando-a da situação em questão. Então, que tal seguir o conselho de Gandhi para triunfar em uma discussão?

Não seja egoísta e argumente construtivamente
Segundo Gandhi, um problema deve ser observado de todos os pontos de vista, incluindo o do adversário . Seguindo esse princípio, depois de destruir o monopólio da indústria têxtil inglesa, ele apareceu em cada fábrica para pedir desculpas pelos despedimentos que havia causado.
Gandhi estátua - Que tal seguir o conselho de Gandhi para triunfar em uma discussão?

Ele também se distinguiu pelo fato de sempre aprofundar cada tópico. Ele não se limitou a ter uma visão superficial do mundo. Ele leu, estudou, consultou. Tudo isso permitiu-lhe chegar a uma opinião sólida sobre qualquer assunto . Sem dúvida, esta é uma ótima sugestão para lidar com qualquer debate.

Treine força física e paciência
Gandhi pensou que a força do corpo contribuiu decisivamente para fortalecer a mente também. Ele gostava de uma boa forma física, o que lhe permitiu enfrentar e superar momentos difíceis com uma incrível capacidade de cura. O treinamento corporal traz temperamento, consolidação da força de vontade e autocontrole .

Paciência, por outro lado, é o treinamento da mente. Gandhi disse que uma parede é construída tijolo por tijolo. E cada peça deve ser adicionada em um momento específico. A paciência é uma característica intrínseca das mentes mais fortes . Não ceder à impulsividade é essencial se você quiser ter sucesso, especialmente em uma discussão.

Seja empático com os outros, entenda suas emoções
Gandhi pregou idéias de alcance universal. Seus princípios não eram o resultado de uma visão partidária, de fato, todo o oposto. Suas idéias e sua luta preocuparam toda a humanidade . Sua doutrina envolveu principalmente seu povo, mas ele foi inspirado por valores universais.
Valores - Que tal seguir o conselho de Gandhi para triunfar em uma discussão?

O líder de Gandhi reservou um lugar especial para emoções. Sua doutrina não era puramente ideológica. Ele tentou entender a posição de seus oponentes e levou em conta o que eles poderiam tentar, sentir . Por essa razão, centenas de milhares de pessoas o seguiram e o admiraram sem compartilhar sua causa. Ganhar uma comparação não significa necessariamente cancelar o adversário.

Use uma linguagem simples e seja transparente
A simplicidade do discurso é um elemento que caracteriza todos os grandes líderes. Eles não falam para receber admiração, mas para serem compreendidos. E a melhor maneira de se fazer entender é usar uma linguagem simples que qualquer um possa entender .

Seria chamado populismo se houvesse interesses ocultos por trás dele. No entanto, se palavras simples não escondem verdades ocultas, elas alcançam o coração das pessoas. Um discurso verdadeiro e genuíno tem grande poder de persuasão . E também desperta grande respeito. Uma discussão verbal é vencida desta maneira: com argumentos profundos, expressos simplesmente e sem mentiras.

Torne-se auto-suficiente e persevere
Gandhi se comprometeu a pegar o sal, fazer roupas e fazer outros objetos do dia-a-dia. Ele fez da auto-suficiência uma maneira de construir a liberdade . Ele sabia que os laços de dependência não eram baseados em grandes fatos, mas em pequenas coisas. E ele atacou o mal na raiz.

O líder Gandhi levou 55 anos para a Índia alcançar a independência, seu maior sonho. Ele fez do seu jeito: sem recorrer à violência . Ele enfrentou milhares de dificuldades antes de ter sucesso. Dificuldades de qualquer tipo, até mesmo conflitos consigo mesmo. Afinal, ele sabia que a perseverança é a chave que abre qualquer porta e permite que você alcance o sucesso.
Discussão com imposicão - Que tal seguir o conselho de Gandhi para triunfar em uma discussão?

Todos os ensinamentos de Gandhi nos deixaram com grandes valores humanos. O sucesso de Gandhi foi um triunfo do espírito e por essa razão ele deixou sua marca. Seu maior ensinamento é que se pode vencer um confronto sem cancelar o oponente . Desta forma, não há derrota, é uma maneira segura em que todos ganham, mesmo que não seja o que eles gostariam.


OUTRAS LEITURAS


Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS