Por: JCS

Andreila Salete Franzein, 18 anos, não se conteve de tanta alegria, assim que chegou à parai de Jurerê Internacional, em Florianópolis. Tamanha alegria foi proporcionada a ela e outros sete cadeirantes, graças ao projeto porta a Porta, pois conseguiram não apenas chegar à praia, más, principalmente tomar banho no mar, graças aos equipamentos específicos que a prefeitura colocou à disposição deles.

E sonho de banhar-se no mar é possível a eles sim, através de um auxílio especial: esteira acessíveis e cadeiras anfíbias proporcionaram o tão sonhado momento de entrar nas águas domar. Esta foi a primeira vez que Andreila pode ir a uma das nove praias acessíveis de Florianópolis.

porta a porta 1 - Projeto leva cadeirantes para divertirem-se no mar em praias de Florianópolis
Projeto Porta a Porta, foto: Reprodução

Quando assisti na TV fiquei um pouco com medo, mas aqui, com os salva-vidas, eu me senti muito segura. Eu já tinha vindo sem a cadeira, sabe, mas não é a mesma coisa”, afirma, aos risos.

Wesley Ribeiro Vieira, 8 anos, curtiu muito o dia de sol. “Eu amo vir na praia, sentir a água do mar, tomar banho e brincar. Em casa eu não tenho muita opção, então fico só no celular. Aqui não. No mar me sinto livre, feliz”, disse.

porta a porta 2 - Projeto leva cadeirantes para divertirem-se no mar em praias de Florianópolis
Projeto Porta a Porta, foto: Reprodução

Esta bela ação faz parte do programa “Floripa dá um banho”, executado pela Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Prefeitura de Florianópolis, como parte da parceria com a iniciativa privada, Corpo de Bombeiros Militar e Porta a Porta. Quem operam os equipamentos na praia são os guarda-vidas, pois em todo tempo que os cadeirantes ficam na água eles cuidam de toda a segurança deles. Este serviço maravilhoso está à disposição de segunda a domingo, a partir das 9h.

“A prefeitura de Florianópolis realizou mais de 40 obras para viabilizar o acesso do estacionamento de cada uma das nove praias acessíveis até o ponto da praia onde estão a esteira e as cadeiras anfíbias. Além dessas, outras praias receberam melhorias nos decks, rebaixamento de meio fio e recomposição de decks com acesso de cimento. Tudo para que os deficientes também possam curtir nossas praias”, conclui Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis

Praia dos Ingleses Florianópolis - Projeto leva cadeirantes para divertirem-se no mar em praias de Florianópolis
Praia dos Ingleses – Florianópolis | Loucos por Praia

Quais as praias acessíveis de Florianópolis ?

Jurerê Internacional

Ingleses

Ponta das Canas

Barra da Lagoa, Joaquina

Areias do Campeche

Lagoa do Peri

Armação

Cachoeira do Bom Jesus

Com informações: Gostariadeir


OUTRAS LEITURAS


Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS