Ser professor é exercer uma carreira que exige muito amor e vocação. Um desejo real e sincero de dar à criança e ao adolescente as ferramentas necessárias para se desenvolver da melhor forma e cumprir seus objetivos.

O que a pedagoga inglesa Monica Inês Schuck entende muito bem , que comprava comida para seus três “filhos peludos”, seus cachorros Nina Tamborzinho, Otti e a pequena Suzi, pensava em fazer bolsas, estojos e mochilas com os sacos de comida . Naquele momento ela percebeu o excesso de plástico que estava lá ao terminar de usar cada saco de 50 quilos, então ela quis fazer algo útil com eles.

1 1 3 - Professora transforma sacos de ração em mochilas conheça esta idéia sustentável
Foto: Mônica Inês Schuck

Aproveitando a pandemia, experimentou formas e feitios, e descobriu um talento seu que estava escondido: fazer estojos, sacolas e mochilas ecologicamente corretas com o reaproveitamento de plásticos que antes descartava. Com a companhia de seus três cães, Mónica passa as tardes em seu apartamento no Centro de Santa Cruz do Sul, no Brasil, pensando em diferentes formas de criar coisas úteis a partir da reciclagem. Com uma máquina de costura de 1894, herdada de sua avó materna, Guilhermina Kroth , ela trabalha com pedal durante todos os dias da pandemia para criar bolsas e mochilas que depois distribui, enquanto algumas dão para seus alunos .

“Achei que podia fazer alguma coisa com aquela pilha de plástico que acaba saindo depois que a comida é vendida (…) O custo é muito baixo. É necessário pouco material comprado. Com R $ 10 [quase dois dólares] e algumas sacolinhas dá para fazer dez caixas, por exemplo (…) Lembro-me da época em que íamos ao supermercado e recebíamos compras em embalagens de papel. Agora eu uso minhas malas para fazer as compras, todo mundo elogia “

– disse Monica Inês Schuck ao GAZ .

2 4 - Professora transforma sacos de ração em mochilas conheça esta idéia sustentável
Foto: Mônica Inês Schuck

Dessa forma, essa professora de inglês tem aproveitado muito o isolamento social causado pela pandemia, além do fato de que, ao mesmo tempo, o fato de não estar em sala de aula lhe deu tempo para repensar sua relação com o planeta . Sem esquecer que também tem aproveitado as horas vagas para fazer experiências com a confecção de sacolas de crochê, além de utilizar sacolas plásticas para outros fins.

Aos 53 anos, essa professora, apesar de estar longe das salas de aula, busca por meio de sua iniciativa ecológica ajudar todos os alunos da rede pública de ensino de Santa Cruz do Sul, doando lindas maletas e mochilas.

3 4 - Professora transforma sacos de ração em mochilas conheça esta idéia sustentável
Foto: Mônica Inês Schuck

Monica não gosta de celular e nem tem WhatsApp , mas busca compartilhar seu conhecimento em reciclagem de sacolinhas e outros plásticos, para que todos possam aprender. Você pode contatá-la pelo Facebook , para conhecer seu trabalho e até mesmo pedir-lhe que dê aulas ou conselhos sobre como realizá-lo .

4 4 - Professora transforma sacos de ração em mochilas conheça esta idéia sustentável
Foto: Mônica Inês Schuck

Enquanto busca uma associação para aumentar sua produção para que suas criações cheguem aos estudantes da região. Até o momento, uma escola alemã e um grupo de escoteiros local estão interessados ​​em ajudá-la na produção de suas bolsas, estojos e mochilas ecológicas.

Traduzido e adaptado de: UPSOCL

Crédito imagens: Arquivo pessoal Mônica Inês Schuck

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS