Por: JCS

Ensino e aprendizagem é uma via de duas mãos, pois age e transforma internamente a pessoa que recebe um novo saber e também a pessoa que distribui o conhecimento. Ione Nóbrega, professora, aposentada de 92 anos, tem um testemunho encantador sobre o poder transformador do ensino. Há muitos meses estava parada e sem poder exercer a função que ama (ensinar), sentia-se desanimada e com muitas dores em seu corpo, tudo começou a mudar quando ela foi desafiada a voltar a ensinar.

Ficou sabendo que sua cuidadora, Maria, de 35 anos, era analfabeta, Dona Ione sentiu-se desafiada a levar sua experiência para ajudá-la na alfabetização.

“Quando a vovó soube disso, tratou logo de perguntar se ela queria aprender. Com a resposta afirmativa, vovó começou a ensinar”, disse Manuela Praxedes, advogada de 32 anos e neta de dona Ione, ao ser entrevistada pelo site SNB.

dona ione professora 600x437 - Professora aposentada de 92 anos tem melhoras na saúde ao alfabetizar sua cuidadora
Foto: Reprodução

Maria, cuidadora de Dona Ione, tem três filhos, não hesitou em aceitar o convite para aprender a ler e escrever. Um novo ânimo se acendeu em Ione pela chance de poder ajudar uma pessoa com sua experiência e conhecimentos, pois em sua juventude alfabetizou milhares de alunos. O prazer de ser útil e transferir seus conhecimentos modificou positivamente sua mente e seu corpo, melhorando em muito a sua qualidade de vida.

A professora Ione, mora em Fortaleza, Ceará. Já foi proprietária do Colégio Instituto Nóbrega, na capital do Ceará. Hoje, Dona Ione e Maria fazem as aulas na mesa da cozinha, todos os dias, antes de começar os trabalhos da cuidadora.

Já começaram a surgir os primeiros frutos das aulas iniciadas em março. Tanto que a neta de Dona Ione, Manuela, fez uma foto “secreta” do caderno de exercícios de Maria, onde aparece o primeiro ditado, com algumas palavras escritas, demonstrando assim o progresso das lições aprendidas.

Caderno - Professora aposentada de 92 anos tem melhoras na saúde ao alfabetizar sua cuidadora
Foto: Reprodução

Com informações: Psicologias do Brasil.


OUTRAS LEITURAS


Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS