Por: JCS

A prefeita da cidade de Granja, CE, Amanda Aldigueri, decidiu cancelar a realização das festas de carnaval em 2020, com isso sua administração recebeu muitas críticas e grandes elogios. Afinal, críticas sempre fazem parte de qualquer administração pública, acontece que a prioridade municipal continua sendo as várias ações de prevenção contra os danos e desastres que talvez sejam provocados pelo excesso de chuvas no período, afinal já choveu mais de 300 milímetros (acumulados-Percentual acima do previsto e esperado) na cidade em que mais chove no Ceará.

A prefeitura comunicou que havia uma verba de R$ 1,2 Milhões destinadas às festas do carnaval deste ano, e, que tal valor deverá cobrir as ações de prevenção e de contingenciamento. O radialista da cidade, Miqueias Santos, divulgou que a Administração municipal vai construir e doar 52 casas populares com os recursos próprios para os moradores das áreas de risco afetadas pelas chuvas, conforme o pré-cadastro social feito em 2019.

Prefeitura de Granja - Prefeita de Granja(CE), cancelou festa de carnaval para construir 52 casas populares e doar às famílias carentes
Foto: Reprodução

Da mesma forma que agiu nos anos anteriores, o foco da prefeitura será prestar ajudas aos desalojados e desabrigados e na oferta de aluguel social, assim como na remoção e distribuição de mantimentos, água, colchão e cestas básicas.

Desde o princípio de janeiro, várias máquinas estão trabalhando para restaurar rios, riachos, córregos, fazendo drenagens, reformando pontes e bueiros, afinal é muita chuva.

Os indicadores sociais e educacionais estão em níveis satisfatórios, portanto, a cidade de Granja se mostra determinada a cancelar o carnaval de 2020, por conta das fortes prioridades sociais, muito embora tal atitude desagrade a boa parte dos contribuintes.

Prêmio em qualidade dos gastos públicos

No ranking divulgado pela Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) que classifica os municípios pela gestão nos gastos financeiros do município, A prefeitura de Granja ficou em 2º lugar, recebendo a nota (8). É um exemplo a ser seguido pelas outras cidades do Brasil.

Vários indicadores foram avaliados: “Gastos em Investimentos”, “Gastos na área social”, “Equilíbrio Financeiro”, isto é, para municípios com habitantes entre 20 mil e 50 mil, ente 50 mil e 150 mil, acima deste valor, os dados são coletados no próprio sistema do Tesouro Nacional.

Obra do Dique de Proteção do rio Coreaú

Uma notícia esperada por todos foi a liberação de recursos de R$ 1.500.000 para construir a parte final de um dique que conterá as cheias do Rio Coreaú, verba liberada no começo de janeiro. Obra foi solicitada pela Prefeitura de Granja e resolverá definitivamente o problema de enchentes causadas pela cheia do rio Coreaú na Cidade.

 

Com informações:  PortalDM

 


OUTRAS LEITURAS


Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS