Uma linda notícia para nos motivar no início de 2020. Cerca de 100 pessoas se uniram em um grande mutirão para cultivar a plantação de café de um vizinho que precisou parar com os trabalhos e assim poder cuidar da saúde de suas filhas, as duas têm um problema bem complicado no coração.

Essa linda ajuda aconteceu em Córrego da Jacutinga, Zona Rural de Alto Jequitibá (MG). Sr. Adauto e Dona Josiane possuem duas filhas, uma com 13 anos e a outra com 7. A filha mais velha, Larissa, passou por várias complicações que a debilitou, forçando a família a se mudar para a capital, Belo Horizonte.

A lavoura tinha aproximadamente 3.700 metros quadrados, lá era plantado apenas café, ao cuidarem das filhas tiveram que deixar de cuidar da plantação que estava ameaçada de perder seus frutos.

No começo, 29 vizinhos quiseram ajuda-los e começaram a cuidar da plantação, outros amigos e familiares se organizaram para também ajudar e formaram um grupo de 94 homens dispostos a roçar e adubar a lavoura enquanto várias mulheres preparavam um lanche suculento.

Voluntários Lavoura 1 - Pessoas fazem mutirão para cuidar da plantação de um vizinho que precisou parar com os trabalhos para cuidar da saúde de suas filhas
Foto: Reprodução/Facebook Jose Carlos Lovantino

O resultado desta preciosa ajuda, foi que em 60 minutos toda a plantação foi adubada e roçada. “Não tenho palavras para agradecer por tanto carinho. Sem a bênção de Deus e sem o apoio dessas pessoas nós não conseguiríamos superar”, afirmou Josiane.

Lavoura 2 - Pessoas fazem mutirão para cuidar da plantação de um vizinho que precisou parar com os trabalhos para cuidar da saúde de suas filhas
Foto: Reprodução/Facebook Jose Carlos Lovantino

“Eu me senti muito emocionado. Foi lindo! Todos ajudaram com alguma coisa, uns menos, outros mais, mas todos com o mesmo propósito: ajudar sem interesse, por amor mesmo, entende? Isto não tem preço”, confessou o primo da família, Lucas Ferreira, que teve o prazer de fazer parte dos ajudantes da ação.

Lavoura 3 - Pessoas fazem mutirão para cuidar da plantação de um vizinho que precisou parar com os trabalhos para cuidar da saúde de suas filhas
Foto: Reprodução/Facebook Jose Carlos Lovantino

Até em Belo horizonte, onde a família estava para cuidar das filhas, a ajuda também chegou. Amigos e parentes se mobilizaram e deram hospedagem e transporte para levar as filhas para o hospital. “Só Deus pode retribuir tudo o que estão fazendo”, falou Josiane.

As duas filhas têm problemas desde o nascimento

As meninas têm miocardiopatia dilatada, uma doença no músculo cardíaco que dificulta o bombeamento de sangue para as extremidades do corpo, o resultado disto são complicações sérias como arritmias. Se não bastasse isto, elas possuem também uma miopatia congênita, que deixam os músculos fracos.

Lavoura 4 - Pessoas fazem mutirão para cuidar da plantação de um vizinho que precisou parar com os trabalhos para cuidar da saúde de suas filhas
Larissa e Josiane têm têm miocardiopatia dilatada, uma doença no músculo do coração que impede o bombeamento de sangue para o corpo. Foto: Arquivo pessoal

A filha mais velha, Larissa enfrenta um quadro clínico mais complicado ainda, inclusive está na fila de espera para transplante. A filha mais nova iniciou o tratamento bem mais cedo.

Esse mutirão de “boas ações” já é uma característica daqueles vizinhos, pois em outra oportunidade, um produtor, chamado de Faberli, teve que largar o trabalho para cuidar da saúde debilitada de seu filho que estava com câncer. A comunidade resolveu ajuda-lo, e em três dias, os vizinhos se juntaram e colheram cerca de mil balaios de café no terreno do Faberli, assim o café não se perdeu e ajudaram o pai de família que dependia do café para o seu sustento.

“Sempre que alguém se machuca ou fica doente, a comunidade se reúne para ajudar”, informou Lucas. E desta maneira todos ajudam os outros na pequena cidade de MG.

Gente, que lição de humanidade, que atitude nobre que esta comunidade do Alto Jequitibá nos fornece. A verdade é que, quando decidimos ajudar ao próximo o mundo fica melhor!

Com Informações: RPA

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS