Ciência

Pesquisadores do Ceará se unem para doar pele de tilápia ao Líbano para tratamento das queimaduras das vítimas da explosão

Por: JCS

Um grupo de pesquisadores do Projeto Pele de Tilápia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), quer ajudar a amenizar a dor dos cidadãos do Líbano, para tanto estão organizando campanha para conscientizar as autoridades brasileiras a autorizarem e facilitarem o envio todo do estoque de pele de tilápia, que contém 40 mil Cm quadrados, eles querem a todo custo ajudar as pessoas que foram vítimas daquela explosão em Beirute, Líbano, que teve cerca de 100 óbitos e deixou mais de 4 mil feridos.

A UFC é uma referência em estudos desenvolvidos com a pele do peixe tilápia, a pele colocada sobre as queimaduras age com muita eficácia como um “curativo biológico” no processo de cicatrização em queimaduras de 2º e 3º graus e lesões na pele.

Conforme o biólogo Felipe Rocha, um dos pesquisadores do projeto, é necessário que haja um bom consenso entre os governos do Brasil e Líbano para que o material seja enviado:
“Como é um material de pesquisa, os ministérios da Saúde dos dois países precisam se contatarem e autorizarem o envio e o uso. Mas a pesquisa já está bem avançada e os resultados de efetividade de efeito já são comprovados e publicados em artigos nacionais e internacionais”, concluiu.

Carlos Roberto Paier, pesquisador, disse que, a pele da tilápia é um produto que ainda faz parte de experimentos, muito embora os resultados são eficazes e comprovados, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não autorizou este tipo de tratamento, este é o principal motivo de haver muita burocracia para o envio do material. No ano passado, nossas equipes quiseram enviar as peles para socorrer as pessoas vítimas de um acidente na Colômbia, o negócio acabou não dando certo por conta da legislação da Colômbia.

“É preciso ter uma empresa interessada em fazer a transferência da tecnologia. Se a empresa adquirir essa tecnologia e passar a produzir a pele da tilápia industrialmente, o produto poderá ser comercializado e passará a ser fiscalizado pela Anvisa”, detalhou.

O pesquisador Paier ainda esclareceu que existem outros tipos de tratamento para pessoas queimadas, entre eles, o da pele humana. Entretanto, o estoque é bem escasso, principalmente em tempos de pandemia, fator que deixa o tratamento bem mais caro. “Para se ter uma ideia, no Brasil só existem dois bancos de pele humana, em São Paulo e no Rio Grande do Sul”, concluiu.

O tratamento com pele de tilápia possui uma alta capacidade de regeneração

Conforme vários estudos clínicos feitos em cerca de 350 pacientes, foi constatado que a pele de tilápia tem uma alta capacidade de regenerar a pele afetada, minimiza as dores do paciente, e reduz a quantidade de trocas de curativos e principalmente os custos operacionais clínicos. Este uso é plenamente indicado para casos de queimaduras de 2º e 3º graus.

Um dos coordenadores da pesquisa, Dr. Edmar Maciel, disse que o tratamento feito com a pele da tilápia tem a função de um “curativo temporário” evitando certos danos como é o caso da contaminação. “Ele age como curativo temporário que evita a troca de curativos, reduz a perda de líquido e a contaminação do meio externo para dentro da ferida. Dependendo da profundidade da queimadura a recuperação pode acontecer em um intervalo de 2 dias a até um mês e meio”, informou em detalhes.

Assista ao vídeo explicativo dos benefícios do tratamento:

 

 

 

Com informações: G1

Crédito imagens:   Viktor Braga/UFC

 

 

 

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Recent Posts

O Filme de Ação com Samuel L. Jackson e Michael Keaton que Está Explodindo na Netflix

Em “A Profissional”, uma assassina de elite vive sob identidades falsas até que seu mentor…

13 horas ago

Japão cria bancos aquecidos para ajudar pessoas em situação de rua — e o mundo está aplaudindo!

Bancos Aquecidos no Japão Estão Emocionando o Mundo — Uma Inovação Simples Que Pode Salvar…

5 dias ago

Só 30% conseguem sentir a chuva chegando. Será que você é uma delas?

🌧️ Só 30% conseguem sentir a chuva chegando. Será que você é uma delas? Antes…

1 semana ago

Quem viu, nunca esqueceu: o clássico dos anos 90 que traumatizou uma geração

Quando pensamos nos filmes dos anos 90, é fácil lembrar das comédias leves e histórias…

2 semanas ago

As palavras finais de Stephen Hawking sobre o destino da humanidade chocaram o mundo!

Seis anos após sua partida, as ideias de Stephen Hawking continuam mais vivas do que…

2 semanas ago

Brasileiros fazem isso sem saber — e lá fora é visto como falta de respeito!

Os costumes brasileiros nem sempre caem bem no exterior. O que aqui soa simpático e…

2 semanas ago