Por: JCS

Pesquisadores desenvolvem uma mão biônica capaz de pegar objetos com muita facilidade, como lápis e frutas e é muito parecida com a estética e agilidade da mão humana.

Esta prótese foi desenvolvida por uma equipe de pesquisa formada por ortopedistas, designer industriais e principalmente por pacientes da Itália.

Ela tem a capacidade de restaurar em cerca de 90% a funcionalidade das pessoas que tiveram seus membros superiores amputados. Esta bela criação foi publicada na Science Robotics.

Detalhes da mão

A mão tem um pulso totalmente móvel e pesa cerca de 450 gramas, faz uma pegada bem fechada em menos de um segundo, exercendo uma força de 15 kg e tem uma bateria que dura 24 horas.

mao humana2 - Pesquisadores da Itália constroem mão biônica muito parecida com a mão humana
Fotos: divulgação

É muitíssimo parecida com a mão humana, tanto no formato quanto na funcionalidade, afinal, ela foi desenvolvida diretamente com os pacientes, assim, tem um uso prático imediato.
A prótese tem a capacidade de reproduzir os principais movimentos e propriedades biológicas da mão humana: movimento sinérgico natural e adaptável; níveis biométricos de força e velocidade; alto antropomorfismo e agarre robusto.

Esta prótese trata-se de um sistema mio elétrico que consegue ser usada durante todo o dia e é ajustável a uma grande variedade de deficiências do membro superior.

Como funciona?

Vários sensores são espalhados por dentro da mão, que são colocados em um encaixe bem ajustado e personalizado, eles detectam as atividades dos grupos dos músculos do membro residual na parte inferior ou superior do braço, logo que são contraídos pelo usuário para realizar determinados movimentos.

mao humana1 - Pesquisadores da Itália constroem mão biônica muito parecida com a mão humana
Fotos: divulgação

Muitos ensaios foram realizados para verificar a eficácia da mão biônica, vários amputados do Centro Protesi Inail participaram dos testes.
Basta uma semana de treinamento para o paciente se adaptar e sair usando a nova prótese.

Este protótipo inclui mão e punho bem macios, tendo a capacidade de se adaptar dinamicamente à forma dos objetos de agarrar.

Há um software que foi desenvolvido para a configuração personalizada dos movimentos e a conexão é feita via Bluetooth, sendo possível personalizar os parâmetros operacionais da mão, como a precisão e a velocidade dos movimentos, e assim garantir a experiência mais otimizada para cada usuário.

Assista ao vídeo abaixo:

Com informações: BrightVibes

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS