O ser humano deve desaparecer da terra antes mesmo das florestas, aponta novo estudo.

 

“Do ponto de vista estatístico, a probabilidade de nossa civilização sobreviver a si mesma é inferior a 10% no cenário mais otimista”. Essa triste afirmação foi feita por um grupo de cientistas que assinou o estudo publicado na revista Nature Scientific Reports.

Dois cientistas que também fizeram parte deste projeto, Gerardo Aqui, do Instituto Alan Turing, Reino Unido, e Mauro Bologna, da Universidade de Tarapacá, do chile, acreditam que se as taxas de crescimento populacional não diminuírem e se o exagerado consumo de recursos continuarem nos níveis atuais, nos sobrariam apenas pouquíssimas décadas antes de um colapso fatal da civilização.

Conforme os pesquisadores, a extinção da humanidade não vai acontecer quando a última árvore cair. Em verdade, este fim acontecerá após todos os serem humanos serem extintos da Terra. Afinal, devido a produção de oxigênio cada vez menor, os solos esgotados e as plantações prejudicadas e o ciclo das águas interrompido, praticamente não será possível sustentar a civilização, os recursos renováveis estão se acabando. O estudo apontou que as recentes extinções de espécies animais levará outros animais também à extinção até que aos poucos nada mais reste.

Para chegar a estes resultados os cientistas utilizaram dados e valores baseados nos níveis de consumo atual. Outra conta feita levou em consideração a soma dos níveis de crescimento populacional cada vez maior que usam níveis absurdos de matérias primas retiradas da natureza em igual proporção, e o resultado foi realmente alarmante e assustador, caso isto não mude para melhor – e de forma crítica – restará para humanidade apenas aceitar aquela máxima de Thomas Hobbes de séculos atrás, que dizia que o ser humano é o próprio lobo DELE mesmo.

“Um nível de tecnologia mais avançado leva ao aumento da população e ao maior consumo florestal, mas também ao emprego mais eficaz de energia. Se fôssemos mais avançados, poderíamos desenvolver soluções técnicas para evitar o colapso ecológico do nosso planeta ou mesmo reconstruir a civilização no espaço extraterrestre”, foi o que sugeriram.

 

Com informações: hypeness

Crédito Imagem: Keith Johnston, Pixabay

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS