Comportamento

O Abuso Psicológico de pais com os filhos adultos

Por:  Valeria Sabater

Subavaliação, manipulação emocional, críticas, comparações … Há muitos pais que maltratam seus filhos adultos. Essa dinâmica invisível pode diminuir completamente a vida dos homens e mulheres que continuam subordinados aos pais.

O abuso psicológico dos pais para filhos adultos é uma realidade. Manipulações, chantagens, palavras que magoam e magoam, comentários que continuam alimentando a mesma insegurança da infância … Às vezes, com maturidade, os vínculos que magoam não são cortados ou reparados e a mesma dinâmica continua, aqueles que cortam a auto-estima e até a própria qualidade de vida.

Há circunstâncias que permanecem invisíveis em nossa sociedade. O abuso psicológico assume várias formas e recai sobre vários tipos de vítimas. Existem idosos que sofrem maus tratos com seus filhos, filhos que sofrem os efeitos de uma educação prejudicial, e há homens e mulheres que, atingindo a maturidade e até a independência de casa, ainda estão sujeitos ao tratamento agressivo de um pai, de uma mãe. ou ambos.

O que pode ser feito nesses casos? Trazer essas circunstâncias à tona nos serviços sociais ou em outras organizações é para pouco mais do que uma ironia. Qual é o sentido de colocar algo na mesa que foi vivido desde que você se lembra? Há quem não a considere viável, que a assumiu e continua a manter contato diário com esse parente abusivo.

Porque há algo evidente: agressor e vítima sempre têm um vínculo, um vínculo que alimenta dependência , medo e até carinho. Um carinho prejudicial, é verdade; um amor envenenado entre pais e filhos. No entanto, essas situações ocorrem com frequência, persistem e se tornam crônicas.

Os efeitos desse tipo de realidade são imensos. Vamos analisá-lo em detalhes.

Foto: Antony Tran

Abuso psicológico de pais para filhos adultos, em que consiste?

Definimos maus-tratos ou abusos psicológicos como qualquer comportamento destinado a controlar e subjugar outro ser humano através do uso de medo, manipulação, humilhação, intimidação, projeção de culpa , coerção, manipulação e até desaprovação constante.

Essas formas de agressão não deixam marcas na pele, mas prejudicam a integridade psicológica. O impacto na mente de uma criança, por exemplo, pode ser devastador. Se esse tipo de abuso também é mantido há décadas, já podemos imaginar o tamanho da ferida, a alteração em aspectos básicos como auto-estima , identidade, segurança pessoal etc.

O abuso psicológico dos pais para filhos adultos não aparece da noite para o dia. Isso responde a uma dinâmica que tem sua origem e começa na infância. Isso explica por que muitas pessoas atingem a idade adulta com uma “bagagem” emocional difícil, com um histórico de abuso psicológico que deixa, em muitos casos, a sombra de um transtorno de estresse pós-traumático.

No entanto, o mais impressionante é que eles tendem a fazer esforços notáveis ​​para parecerem normais. Muito poucas pessoas em seu ambiente imediato conhecem esses fatos. Às vezes, nem mesmo os amigos mais próximos ficam sabendo sobre os maus-tratos, sobre as circunstâncias que são silenciadas e sempre permanecem a portas fechadas.

Quando os monstros são pais e normalizamos o abuso psicológico

Quando afirmamos que é comum o abuso psicológico ocorrer de pais para filhos adultos, a primeira coisa que vem à mente é o porquê . Como alguém pode suportar essa circunstância? Não é melhor se distanciar e romper laços com agressores para sempre?

A resposta não é fácil porque o vínculo entre uma vítima e um agressor é tremendamente complexo. Às vezes, mesmo quando são vividas circunstâncias adversas, coaguladas por angústia, medo, humilhação e desprezo , ainda se pode amar quem o machuca. Porque, afinal, é seu pai ou sua mãe e, quando nada mais se sabe, muitos desses eventos são “normalizados”.

Assim, e enquanto esses filhos adultos perduram e lutam nessa ambivalência que varia entre carinho e medo, amor e ódio, pais abusivos não mudam apenas porque esse filho é adulto. Desprezo, críticas, humilhação e manipulação emocional continuam sendo úteis no controle e no exercício do poder.

Monstros não se tornam donzelas ao longo dos anos. Geralmente, eles ainda precisam de seu comando e autoridade, porque faz parte de sua personalidade e essência.

Abuso psicológico de pais para filhos adultos, qual é o efeito?

Uma das consequências de sofrer abuso emocional desde a infância é o desenvolvimento de transtorno de estresse pós-traumático na idade adulta. Estudos comunitários como o realizado na Universidade de Utrecht e na Universidade de Coimbra, em Portugal, mostram o significado dessa relação.

Assim, o abuso psicológico que continua mesmo na idade adulta geralmente tem as seguintes conseqüências:

  • Relações afetivas problemáticas e insatisfatórias.
  • Baixa auto-estima, sensação de inutilidade, destruição do orgulho, segurança pessoal, motivação …
  • Repressão emocional, tendência a esconder as emoções.
  • Episódios de ansiedade , estresse, distúrbios do sono, etc.
Foto: @freddiemarriage

O que pode ser feito nessas situações?

Se houver uma prioridade, é para o filho adulto estar plenamente consciente desse abuso e da necessidade de enfrentar a situação. Muitas vezes, por trás dessas realidades está a dependência emocional e econômica (há muitas crianças que não podem sair de casa devido a problemas no trabalho).

Da mesma forma, em algumas ocasiões, mesmo sendo financeiramente independentes, o vínculo de maus-tratos ainda é evidente, mas oculto pela manipulação , crítica de cada decisão tomada, do parceiro escolhido etc. É necessário assumir que essas situações não podem e não devem continuar.

Diante desse fato, existem apenas duas opções: mostrar a realidade aos pais abusivos e cortar definitivamente o relacionamento ou as visitas à distância e reduzir as comunicações à feira.

Além disso, e não menos importante, os filhos de pais abusivos precisam de ajuda psicológica. Todas essas décadas de sofrimento e humilhação deixam uma ferida profunda que deve ser tratada. O objetivo é recuperar a auto-estima, a segurança pessoal e, assim, construir uma vida própria, independente, madura e feliz.

Texto traduzido e adaptado: lamenteesmaravillosa

 

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Recent Posts

“Como encarar o fim de um bom relacionamento?” por Monja Coen

Monja Coen Roshi é uma monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto…

11 meses ago

Netflix: Série coreana ideal para curar um coração partido

Fonte: Adorocinema Entre todas as ofertas de séries coreanas no catálogo da Netflix, há de…

11 meses ago

Por que os relacionamentos esfriam?

Os relacionamentos, ao longo do tempo, podem passar por momentos de distanciamento e perda de…

1 ano ago

07 filmes e séries em alta para ver no fim de semana – Netflix

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim, porque hoje eu tenho uma…

2 anos ago

Ratinho brinca com a mãe de 82 anos: “A senhora vai me quebrar”

Foto:instagram O apresentador Ratinho mostrou um pouco da sua intimidade com seus fãs do Instagram…

2 anos ago

Confeiteira viraliza ao se negar a fazer bolo de graça em Anápolis/GO.

CLIENTE NEM SEMPRE TEM A RAZÃO !  Dayane Silva, uma confeiteira de 29 anos, foi…

2 anos ago