Conforme informação dos meteorologistas, é uma poeira das mais densas registradas em 50 anos; especialistas da saúde advertem que este tipo de fenômeno pode causar prejuízos à saúde das pessoas. Imagens capturadas pelos satélites são impressionantes.

Uma nuvem gigantesca de poeira viajou do Saara e está cobrindo os céus de Barbados, Caribe, transformando o belo céu azulado em uma escura névoa marrom causando espanto a todos na cidade. Este fenômeno tem emitido vários alertas das autoridades da saúde, advertindo sobre a péssima qualidade do ar que está em níveis que podem prejudicar a saúde de todos, inclusive a recomendação é que a população se previna utilizando máscaras.

Isto acontece devido aos fortes ventos quentes que se formam na região do Saara e assim levantam muita poeira neste período do ano. Acontece que desta vez, uma gigantesca nuvem se levantou e viajou milhares de quilômetros pelo Oceano Atlântico rumo às Américas, geralmente o fenômeno não era tão visível, desta vez, como demonstram as imagens, a nuvem é bem escura e densa.

Os especialistas informam que nos últimos 50 anos esta é a nuvem mais carregada de poeira e partículas escuras já registrada, conforme os meteorologistas, esta nuvem que chegou ao Caribe é bem escura, reduzindo significativamente a visibilidade do ar.

Evan Thompson, diretor do Serviço Meteorológico da Divisão na Jamaica disse: “É a pior coisa que vi desde que começamos os registros”. É notável aos olhos a densidade das nuvens contendo partículas de poeira em suspensão. É a mais carregada já presenciada.

A nuvem de poeira está em pleno movimento, saindo do Saara, já chegou no Leste do Caribe neste fim de semana, na terça-feira passou por Hispaniola, Jamaica, Porto Rico e no Leste de Cuba. O seu movimento indica que ela caminha para o oeste da América Central e Sul dos Estados Unidos.

Kingston, onde as montanhas azuis ficavam sempre visíveis, estavam bem escondidas por trás de uma densa nuvem de areia. “Isso é algo que nunca vimos antes”, comentou Thomas, informando que seu filho de três anos estava tossindo seco.

Com informações: UOL e G1

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS