Yahaya Ahmed é um engenheiro comprometido com o meio ambiente e projetou uma estufa que qualquer pedreiro pode construir a baixo custo. A casa de plástico puro pode durar 300 anos, ser retardadora de fogo, à prova de balas, adaptar-se às mudanças do tempo e resistir a terremotos melhor do que tijolos.

Cada vez mais pessoas de uma forma particular têm se encarregado de inovar, mostrando que um mundo mais verde é possível e pode até ser melhor do que estamos acostumados. Nesta página contamos histórias como a de uma mãe e filha que, juntas, usaram garrafas de vidro para construir uma casa . A boa notícia é que a tendência de uso de materiais reciclados na construção está em alta e na Nigéria um homem se encarrega de dar a conhecer.

1 10 - Nigeriano constrói casa com 14.800 garrafas plásticas reutilizadas. É mais sólido que tijolo
Foto. Associação de empresas de habitação da Nigéria

Yahaya Ahmed é engenheiro, durante anos trabalhou na construção civil e se especializou em questões ambientais . Como diretor de uma organização não governamental, a Associação para o Desenvolvimento de Energia Renovável na Nigéria, ele queria dar o exemplo e realizar um projeto que abrisse os olhos das pessoas.

capa oficial - Nigeriano constrói casa com 14.800 garrafas plásticas reutilizadas. É mais sólido que tijolo

Ahmed decidiu coletar milhares de garrafas plásticas para construir uma casa 100% funcional , espaçosa e durável. A construção seria barata, já que os materiais seriam reciclados nas ruas e nos aterros.

2 12 - Nigeriano constrói casa com 14.800 garrafas plásticas reutilizadas. É mais sólido que tijolo
Foto. Associação de empresas de habitação da Nigéria

No total, foram utilizadas 14,8 mil garrafas , que foram enchidas com areia e unidas pelo gargalo com uma sofisticada rede de cordas , permitindo a construção de uma casa de 3 quartos, um banheiro, uma cozinha e até um sistema elétrico para o funcionamento do casa.

O engenheiro garante que é a primeira construção desse tipo na África subsaariana e que nada tem a invejar das construções tradicionais, já que também seriam mais resistentes do que tijolos.

3 10 - Nigeriano constrói casa com 14.800 garrafas plásticas reutilizadas. É mais sólido que tijolo
Nigéria Verde

”Esta construção é 20 vezes mais resistente do que as casas com paredes de tijolo e pode durar mais de 300 anos se construída de forma adequada e cuidadosa. É resistente ao fogo, à prova de balas, resistente a terremotos e pode se adaptar a todos os tipos de mudanças climáticas, desertificação e desmatamento ”.

–Yahaya Ahmed para o Premium Times

4 5 - Nigeriano constrói casa com 14.800 garrafas plásticas reutilizadas. É mais sólido que tijolo
Associação de empresas de habitação da Nigéria

Ahmed projetou a casa de modo que qualquer pessoa com conhecimento de alvenaria pudesse construí-la. A sua principal motivação é que este tipo de construção se repita noutros locais e assim combata a gigantesca poluição que ameaça a existência humana e animal.

 

Tradução e adaptação de: UPSOCL

OUTRAS LEITURAS






Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.