Por: JCS

“Não xinguei, não agredi ninguém”, disse no domingo (28) O MC Salvador da Rima, 19 anos, nas redes sociais, logo depois de ser preso, no dia 27, com um “mata-leão” pela Polícia Militar, afinal ele era suspeito de desacato à autoridade, no Itaim Paulista, São Paulo. O caso foi muito comentado após o vídeo das cenas da prisão ser publicado na internet.

“Amanhã [segunda-feira (1º)] eu falo tudo o que aconteceu, ressaltando desde já que não desacatei nenhum policial”, escreveu o músico no seu Instagram após ter sido solto ainda no sábado (27), na delegacia. “Estou 100% pleno de minha razão e ao contrário da versão mentirosa que os ‘policiais’ passaram de que desacatei e resisti, isso não ocorreu em nenhum momento”.

“Mata leão” é um golpe em que a pessoa dá uma chave de braço no pescoço de outra pessoa para o imobilizar. Este golpe, é proibido pela Polícia Militar, desde julho de 2020. Depois de muitos protestos da população, a polícia militar resolveu proibir a aplicação deste golpe pelos policiais do estado de São Paulo pois pode machucar e até matar a pessoa imobilizada.

capa oficial - “Não xinguei, não agredi ninguém” diz a rima do MC Salvador após a PM lhe dar um “mata-leão” e o prender por suspeita de desacato em SP.

O vídeo mostra o policial aplicando o golpe proibido, e outro policial apertando o pescoço do MC Salvador da Rima com uma das mãos, parecendo que queria esganá-lo e asfixiar. Os advogados do artista alegam que os PMs cometeram “Abuso de autoridade”.

Em nota emitida, a PM disse que a prisão foi legal, afinal houve denúncia de pessoas suspeitas próximas a uma “festa no bairro”. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deu outra versão: que a Polícia Militar foi chamada para coibir “aglomeração de pessoas e som alto”.

A pasta da Segurança foi questionada sobre a visível utilização do golpe proibido “mata-leão” e o aperto de pescoço do músico, porém, respondeu que as ações da PM neste caso serão apuradas para confirmarem se os agentes cometeram alguma irregularidade. Mesmo assim, o artista responderá em liberdade pelo crime de desacato.

1 - “Não xinguei, não agredi ninguém” diz a rima do MC Salvador após a PM lhe dar um “mata-leão” e o prender por suspeita de desacato em SP.
PM aperta pescoço de MC Salvador da Rima — Foto: Reprodução/Redes sociais

“Aguardo o dia da audiência com provas acumuladas pra provar minha inocência”, escreveu MC Salvador da Rima na sua página oficial na internet. “Justiça seja feita, se acham que me amedrontaram, muito pelo contrário, só fortaleceu mais a causa que carrego com orgulho que somos nós oprimidos e alvejados”.

Na avaliação da PM, “não há ilegalidade na ação dos policiais” que prenderam o músico por desacato. “Todas as pessoas que estavam na festa, inclusive o detido, estavam aglomerados e sem máscaras”, diz a PM em nota. Nas imagens, também há vários policiais sem máscaras.

Com informações: G1

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS