Notícias

“Não podemos ignorar a pilha de corpos”, afirma Bill Gates sobre a quarentena

Por: JCS

Bill Gates em 2015, emitiu uma mensagem preocupante sobre o risco de o mundo ser acometido por uma grande pandemia a qual não estaríamos preparados. Cinco anos se passaram, o coronavírus chegou em quase todo o planeta, e parece que ninguém levou à serio seu alerta.

Para ele, que saiu do conselho da Microsoft recentemente para se dedicar à filantropia, esta crise ainda não é o pior cenário que ele previu em 2015, podendo ser contida com duas atitudes: testes em grande volume e isolamento radical.

“O que precisamos agora é de um desligamento extremo para daqui a seis a dez semanas, se as coisas forem bem, então começar a voltar ao normal” disse, em um evento ONLINE organizado pelo TED
“É muito difícil fazer isso, é duro com as pessoas, é desastroso para a economia. Mas, quando mais cedo você fizer o isolamento, de uma maneira dura, mais cedo você pode desfazê-lo. ” (Bill Gates)

Ele não citou nomes, más discordou da postura de determinados Líderes que estão optando por uma quarentena parcial para poupar a economia.

“É muito irresponsável alguém sugerir que podemos ter o melhor dos dois mundos”. “É muito difícil dizer às pessoas: “Ei, continue indo aos restaurantes, pode ir comprar casas novas e ignore aquela pilha de corpos na esquina porque queremos que você continue gastando”. Não conheço nenhum país rico que tenha escolhido essa abordagem. ”

Ele criticou duramente os países que não levaram à sério a pandemia não tomando atitudes em fevereiro para se preparar; como foi feito pela Coréia do Sul, que aumentou drasticamente a capacidade para testes para o vírus. Disse ainda que a Coréia do Sul não precisou de um isolamento drástico por causa dos testes.

“Testar em grande quantidade deveria ser prioridade, disse Gates, que está há dias trabalhando de casa e fazendo reuniões online. “Testar é tudo. É assim que você descobre se precisa de mais isolamento ou se está começando a chegar ao ponto em que pode liberar. Sem testes, você fica cego. ”

O magnata se mostra otimista, apesar da crise, com os grandes avanços tecnológicos. A Fundação Bill e Melinda Gates doou US$ 100 milhões para ajudar alguns programas que enfrentam o coronavírus com terapias e testes.

O programa Seattle Flu Study, que foi ajudado por estas verbas, criou um teste para o coronavírus que pode ser feito pelo próprio paciente, evitando que o agente da saúde se contamine, já é um grande avanço.

Bill ainda disse que a situação atual poderia ser pior, caso o índice de mortalidade fosse comparado, como o da varíola, que foi de 30%. “O coronavírus é muito mais infeccioso que Mers ou Sars [doenças respiratórias agudas], mas não é tão fatal quanto”, afirmou.

Ele fez um comentário muito pertinente: a interrupção da economia para eliminar o coronavírus é realmente “completamente sem precedentes”. “Mas trazer de volta a economia e fazer dinheiro são coisas mais reversíveis do que trazer pessoas de volta à vida”, concluiu.

 

Com informações: UOL

 

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Recent Posts

“Como encarar o fim de um bom relacionamento?” por Monja Coen

Monja Coen Roshi é uma monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto…

11 meses ago

Netflix: Série coreana ideal para curar um coração partido

Fonte: Adorocinema Entre todas as ofertas de séries coreanas no catálogo da Netflix, há de…

11 meses ago

Por que os relacionamentos esfriam?

Os relacionamentos, ao longo do tempo, podem passar por momentos de distanciamento e perda de…

1 ano ago

07 filmes e séries em alta para ver no fim de semana – Netflix

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim, porque hoje eu tenho uma…

2 anos ago

Ratinho brinca com a mãe de 82 anos: “A senhora vai me quebrar”

Foto:instagram O apresentador Ratinho mostrou um pouco da sua intimidade com seus fãs do Instagram…

2 anos ago

Confeiteira viraliza ao se negar a fazer bolo de graça em Anápolis/GO.

CLIENTE NEM SEMPRE TEM A RAZÃO !  Dayane Silva, uma confeiteira de 29 anos, foi…

2 anos ago