Por: JCS

O motivo que está causando a segunda onda de covid-19 na Europa é uma mutação no novo coronavírus, que foi detectada a partir da Espanha. Esta foi a conclusão dos estudos realizados pela universidade da Suíça, a ETH Zurich.

Algumas centenas de mutações do novo coronavírus já foram encontradas na Europa. Conforme o estudo, poucas foram difundidas como esta nova mutação, chamada de “20A.EU1”. Ela seria a responsável por causar a segunda onda do vírus na Europa.

Conforme o estudo, provavelmente essa mutação teve origem nos trabalhadores agrícolas no nordeste da Espanha, onde foi registrado um caso pela primeira vez em junho. Após isto, aconteceram eventos “super espalhadores” durante o calor do verão europeu. Um dos fatores que ajudou a agravar esta disseminação foi a liberação de viagens pela Europa. Em julho, cerca de seis países já teriam registrado a presença da mutação “20A.EU1”.

O estudo indica, que 4 em cada 5 casos novos no Reino Unido aconteceram por causa dessa mutação. Cientistas relacionaram esses índices a várias transmissões individuais ocorridas entre julho e agosto.

“O aumento da prevalência de 20A.EU1 em toda a Europa implica que as diretrizes e restrições para viagens de verão geralmente não foram suficientes para prevenir a transmissão”, afirmaram os cientistas.

O estudo também apontou que essa mutação se encontra presente em pelo menos 12 países da Europa, inclusive Hong Kong e a Nova Zelândia.

Os cientistas ainda não conseguem responder se essa mutação é mais letal do que o vírus original, pelo seguinte motivo: “a ausência de sequenciamento consistente e uniforme em toda a Europa limitou os esforços”.

Com informações: Portal UOL
Crédito Imagem: Pixabay

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS