Por: JCS

Mural permaneceu submerso na água por 42 anos e agora foi descoberto intacto no México Confira!

É um belo mural submerso do artista Diego Rivera, entitulado “El agua, origen de la vida”.

A pintura estava na segunda sessão do Bosque de Chaputlpe, ela foi feita para celebrar a inauguração do “Cércamo de Chaputalpec” em 1951, o objetivo era comemorar o final de uma importantíssima obra que levaria a boa água potável até a cidade do México.

Se passaram 42 anos e o Centro Nacional de Obras Artísticas resolveu mudar o curso da água para assim ver a obra. Todos se surpreenderam ao verificarem que a pintura estava intacta e com uma beleza ímpar.

Há uma profunda ligação entre estas obras e a pintura do mural pois referia-se ao Sistema Hidráulico da Cidade do México. A construção levou 10 anos e gastou milhares de pesos, para assim levar as águas do rio Lerma até a cidade.

DIEGO RIVERA data.sedema.cdmx .gob .mx  1 - Mural permaneceu submerso na água por 42 anos e agora foi descoberto intacto no México, Confira!

Para comemorar a tão esperada finalização das obras, chamaram o famosíssimo artista mexicano, Diego Rivera, e assim comemorar com um belo toque artístico, o que ele conseguiu fazer com muita propriedade.

mxcity.mx el agua el origen de la vida diego rivera 768x768 1 1 - Mural permaneceu submerso na água por 42 anos e agora foi descoberto intacto no México, Confira!
Autor desconhecido: Ajude-nos a encontrar

Diego Rivera se ajuntou com Ricardo Rivas e Ariel Guzik, que projetaram o edifício e outros colegas, a equipe então criou no total uma esplendida obra de arte, valorizando cada espaço, tanto fora, quando dentro dos túneis e vários espaços internos, a beleza é impressionante.

mural descubierto 40 anos 1 1 - Mural permaneceu submerso na água por 42 anos e agora foi descoberto intacto no México, Confira!
Autor desconhecido: Ajude-nos a encontrar

Batizaram o projeto de “Água, a origem da vida”. Esta frase ainda ecoa e faz sentido até hoje, levando-se em conta que a água a cada dia que se passa é um bem mais escasso. Muitos países hoje sofrem com a falta água, outros lutam para que o direito à água seja levado a toda a população.

3 CÁRCAMO DE DOLORES 2 1024x574 1024x574 1 - Mural permaneceu submerso na água por 42 anos e agora foi descoberto intacto no México, Confira!
Autor desconhecido: Ajude-nos a encontrar

Certamente, esta obra foi grandiosa em todos os aspectos. É de uma inteligência e sensibilidade única. Nas quatro faces do tanque interno, onde está o mural, as pinturas foram idealizadas de maneira que de onde se olha para ele, é possível perceber o significado. Ou seja, é um conjunto, sem começo ou fim.

carcamo 02 1024x833 1 - Mural permaneceu submerso na água por 42 anos e agora foi descoberto intacto no México, Confira!
Autor desconhecido: Ajude-nos a encontrar

Na parte de baixo, no chão, Rivera pintou vários micro-organismos. Ele sabia que as águas cobririam sua obra por muito tempo, assim sendo, ele criou na pintura formas estilizadas e muito concretas, como uma evolução.

mxcity.mx carcamo diego rivera 768x576 1 - Mural permaneceu submerso na água por 42 anos e agora foi descoberto intacto no México, Confira!
Autor desconhecido: Ajude-nos a encontrar

Após vários anos cobertas pelas águas, a obra volta esplêndida e com um significado profundo. Nos tempos de hoje, a água é um bem importantíssimo e escasso, o mural idealizado e pintado por Diego Rivera tinha seus olhos no futuro, assim como uma profecia.

Com informações: UPSOCL

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS