Por: JCS

O que você acha de entrar nos quadros “Abaporu”, “Sol Poente” e “A lua”, da pintora Tarsila do Amaral? Essa experiência será possível através da mostra do Farol Santander, que está disponível nos pisos 19 e 20 do centro cultural, São Paulo, Capital, onde sete estações são destinadas à vida e bela obra da artista brasileira!

Prepare-se para ter uma visão extremamente impactante, montaram sete cenários que homenageiam a pintora, quatro estão no 20º andar deste maravilhoso centro cultural. O cenário Vila dos Sentidos é exuberante, nos levando à infância de Tarcila na fazenda em São Bernardo. (É TOP demais!)

Tarsila do Amaral Farol Santander - Mostra imersiva te transporta para “dentro” das obras de Tarsila do Amaral
Crédito: Divulgação
Além de ver um ambiente com um Abaporu 3D, você vai poder trocar uma ideia com ele via inteligência artificial!

Inspirado no quadro “A Feira”, tem quatro casinhas rodeadas por cestos de frutas. Sendo que em cada uma delas, há uma característica que marcou a infância de Tarsila do Amaral, por exemplo: seu quarto com caixinha de música, sala de estar com piano, seu perfume favorito e algumas fotos da família.

O segundo ambiente é inspirado em “A Cuca”, onde o público recebe projeções dos seres imaginários da obra. No mesmo andar você pode encontrar áreas influenciadas em “Cartão Postal”, “Urutu”, “O Touro” e “Floresta” – este último tem um conceito tátil, pois foi destinado exclusivamente a pessoas com deficiência visual. (Sensacional!)

A impressão que você tem ao andar em cada cenário é que está caminhando entre as obras, pois as almofadas, lustres, iluminação realmente dão esta sensação.

Mostra Tarsila do Amaral - Mostra imersiva te transporta para “dentro” das obras de Tarsila do Amaral
Crédito: Divulgação
Imagina só poder tirar uma foto dentro de um dos quadros da Tarsila?!

O 19º andar do Farol Santander, encontra-se os outros três ambientes: O Jardim Afetivo, com sons e animações que te levam aos quadros “O Sapo”, “estação de Ferro”, “A Boneca” e “Passagem com Touro I”.

Dentre os sons utilizados encontramos barulho de grilos, coaxar do sapo, caixinha de música, e estação de ferro.

Agora chegou a hora de falarmos do “Abaporu”, certo?

A pintura feita por Tarsila do Amaral em 1928 está junta com as obras “A Lua” e “Sol Poente”, em uma bela sala recheada de cactos cenográficos e lindas flores holográficas.

O cenário do “Sol Poente” chega a causar espanto, pois foi concebido para ser completamente “instagramável”, tendo vários pufes espalhados frente a inúmeros círculos laranjas concêntricos. Corra e não esqueça de reservar memória em seu celular!

Tarsila do Amaral Abap 1 - Mostra imersiva te transporta para “dentro” das obras de Tarsila do Amaral
Crédito: Divulgação
Exposição com 490 metros quadrados será dividida em sete ambientes temáticos

ACREDITE SE QUISER!, Nessa sala ainda, você pode conversar com o “Abaporu” através de dois totens onde o próprio “abaporu” responde suas perguntas via inteligência artificial.

O projeto da exposição imersiva foi assinado pela YDreams Globae e curadoria da sobrinha-neta Tarsilinha, Patrícia Engel Secco e Karina Israel.

Fala sério heim! Não é o mesmo que sentir-se dentro de uma obra da Tarsila do Amaral?

– Programe-se:

Visitas à mostra, Chama-se: “Tarsila para Crianças” – e é claro, para os adultos também – vá ao Farol Santander de Terça a domingo, das 9h às 20h, até o dia 2 de fevereiro. (Se você quer ir de Metrô, desça na estação São Bento, com saída para a sua Boa vista, se quer ir de carro, há vários estacionamentos na rua Boa vista – Centro/São Paulo)

Os ingressos para entrar no centro cultural custam até R$ 25 e podem ser comprados neste link.

Um lembrete: Nenhum quadro é original, São várias releituras em 3D, que permitirão você registrar tudo em fotos e vídeos para postar em suas redes sociais

Com informações: CatracaLivre


OUTRAS LEITURAS


Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS