Por: JCS

A Covid-19, já se espalhou por todos os cantos do mundo, inclusive a África. Mesmo com poucos recursos, todos os africanos procuram fazer o máximo possível para evitar que o vírus se propague, crendo que dias melhores virão onde todos poderão voltar a viver “normalmente”.

Cada um busca uma forma de se livrar das contaminações, uma destas pessoas preocupadas em criar soluções para minimizar o contágio e disseminação do vírus vem justamente do Quênia.

Um menino de 9 anos, que se chama Steve Wamukota. Ele criou uma engenhosa máquina de lavar as mãos, ela é feita quase toda de madeira, tem um pedal para que a pessoa acione a torneira sem colocar as mãos, dessa maneira evita tocar as mãos em qualquer superfície que esteja contaminada com o vírus. A máquina é toda interligada, ao tocar um pedal, um galão de água é acionado e uma pequena torneira começa a jogar água nas mãos, ao terminar de lavar, aperta o pedal e galão de água corta a água. Tudo isso sem contato das mãos do usuário, evitando a contaminação e disseminação de germes do coronavírus.

Captura de Tela 263 - Menino queniano de 9 anos produziu uma máquina de lavar as mãos e foi premiado no Quênia.
Foto: Youtube

Assim que o vídeo (abaixo) foi publicado no Youtube, ele ficou famoso e o vídeo viralizou, afinal foi uma excelente invenção, conforme informações da Agência France-Presse (AFP).

No vídeo publicado pela France-Presse, é bem explicado que o menino, que vive em Bungoma, foi ajudado por seu pai na construção da “obra de engenharia” feita com um galão plástico para a água, uma bacia plástica para a cuba da pia, madeiras para os pedais  sustentarem todas as peças e algumas molas metálicas. No garrafão encontra-se a inscrição “Corona Free Zone”, traduzido por “Zona sem Coronavírus”.

Captura de Tela 264 - Menino queniano de 9 anos produziu uma máquina de lavar as mãos e foi premiado no Quênia.
Foto: Youtube

“Agora tenho duas máquinas e quero fazer mais”, disse o jovem inventor Stephen.

Este invento permite que a pessoa lave suas mãos sem tocar em torneira, pia e nada mais, apenas aciona com a sola do pé um pedal e a água é despejada na mão do usuário, evitando a redução de contaminações.

Captura de Tela 267 - Menino queniano de 9 anos produziu uma máquina de lavar as mãos e foi premiado no Quênia.
Foto: Youtube

Stephen assistiu na TV vídeos que falavam sobre as várias formas de evitar o contágio do vírus, assim veio a inspiração em sua mente.

Aos 9 anos de idade, ele sonha em ser um engenheiro quando “for grande”, o governador da cidade prometeu que lhe daria uma bolsa de estudos, disse o pai do menino à BBC. Steve ganhou um prêmio nacional, juntamente com outras 67 pessoas: Prêmio Uzalendo, que é uma forma de honrar as pessoas que realizem atos dignos de honra e mérito em meio ao combate da pandemia da Covid-19.

Conforme a Universidade Johns Hopkins, o Quênia acumulou 2.474 infectados e 79 óbitos.

Veja abaixo o funcionamento da engenhosa máquina construída por Stephen:

Crédito imagem: Youtube

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS