Fernando Filho transformou uma geladeira em livraria graças aos pais e doações de vizinhos. “À medida que mais pessoas leem, criamos um novo futuro”, disse o menino ao Portal G1.

Existem crianças muito criativas no mundo e provavelmente têm ideias tão simples que podem fazer uma pequena, mas significativa mudança no resto. No estado do Ceará, por exemplo, Fernando Filho , de 7 anos , foi a mente brilhante por trás de uma invenção muito útil .

Com uma geladeira fora de uso e alguns livros , ele criou uma “geladeira cultural” de fácil acesso para cada pessoa que deseja ler. É simples assim, os textos são armazenados dentro.

Captura de Tela 908 - Menino de 7 anos criou uma 'geladeira cultural' para levar a leitura a todas as pessoas do Brasil
Foto: Daniel Trevia

Esse cara é apaixonado por leitura , e quando viu um assim na Chapada do Araripe resolveu replicar . “Tive essa ideia por causa da leitura. Fui ao CDL uma vez e vi esses livros, e tive a ideia ”, explicou o menino ao Portal G1 .
Ele tem certeza de que tudo seria melhor se as pessoas preferissem ler um livro do que ficar olhando o telefone o dia todo. “À medida que mais pessoas leem, criamos um novo futuro. Se pegarmos um livro e largarmos o celular, finalmente poderemos descobrir uma nova história, um novo mundo ” , comentou Fernando no mesmo site .

Seus pais o ajudaram a pegar a geladeira para realizar seu desejo. “Fiz isso com a ajuda dos meus pais, da minha tia e de toda a população que doou os livros”, disse ele na entrevista .

Captura de Tela 909 - Menino de 7 anos criou uma 'geladeira cultural' para levar a leitura a todas as pessoas do Brasil

Os livros são aceitos como doações de quem quiser. “Pega um livro, larga a cabeça, deixa outro e alimenta-me” , escreveu a humilde livraria ao lado do desenho de um grande girassol. É uma questão de se aproximar de onde fica a livraria e escolher algo para ler, é simples assim.

Fernando sonha alto e planeja ter um segundo “refrigerador cultural” , mas com livros didáticos para a escola onde estuda.

Seria muito interessante conhecer mais dessas livrarias no resto do mundo, levar a leitura para mais perto de todos os interessados ​​e divulgá-la para quem não gosta muito desse hábito.

Captura de Tela 910 - Menino de 7 anos criou uma 'geladeira cultural' para levar a leitura a todas as pessoas do Brasil

Até me deu vontade de ler um bom livro.

Traduzido e adaptado de: UPSOCL

OUTRAS LEITURAS






Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.