Por: JCS

“Sou uma inspiração para a próxima geração”, disse a pequena Manuela que tem 7 anos. Ela disse isto enquanto a sua tia, Yasmim Stevam, que é uma modelo, estava penteando seus cabelos cacheados. Sua tia lhe pergunta: Você gosta dos seus cabelos? Ela prontamente diz: “Amo. Adoro! ”.

E não parou por aí, a pequena Manuela continua dando um show de autoestima antes de terminar o vídeo: “E quando alguém fala que não gosta do seu cabelo, o que você diz? ” Perguntou a modelo. A menina simplesmente responde: “Querida, aceita, o problema é seu! ”.

Esta conversa foi publicada na conta do Instagram de Yasmin do dia 29 de novembro. E já recebeu mais de 31 mil curtidas e viralizou:

Em entrevista cedida ao portal UOL, a mãe de Manuella disse que esta determinação sempre foi um ponto marcante da filha. “Ela desde sempre foi assim, porque tem o cabelo cacheado e é gordinha. Tivemos de ensinar a ela como enfrentar os comentários das pessoas referentes ao cabelo e ao corpo”, explicou a mamãe, analista administrativa, Kelly Gomes de Souza, de 26 anos.

Ela reafirmou que os comentários sobre os cabelos da filha são muito frequentes. Algumas frases que as pessoas dizem são do tipo: “ela é criança e sente calor, prenda o cabelo dela! ”“muito cabelo para uma criança”. Também recomendaram que Manuela tinha que fazer um regime, contudo, ao consultar um pediatra o médico disse que a criança é saudável.

Há também comentários bem negativos. “Houve comentário negativo quando chamaram o cabelo de “Bombril”. Ela, como criança esperta, entendeu que era uma ofensa”, disse Kelly.

Deste então os familiares entenderam que precisavam ter uma conversa com Manuella sobre seus cabelos e o preconceito. “Ela precisaria ser forte, porque nem sempre seriam só elogios e, infelizmente, no mundo existem pessoas ruins que, para se sentirem bem, precisam ofender as outras com sua cor de pele, tamanho ou tipo de cabelo e do corpo”, pontuou.

manuella feliz com seus cabelos cacheados 1606916092695 v2 450x600 - Menina de 7 anos dá lição de "Amor Próprio" e vídeo viraliza na internet.
Manuella, feliz com seus cabelos cacheados Imagem: Arquivo Pessoal…

Felizmente, Manuella entendeu os conselhos e teve sua autoestima aumentada. “Ensinamos a ela que ela é linda e que os comentários das pessoas são das pessoas lá fora.

E que o importante é ela se amar, se aceitar e se cuidar sempre, além de saber que sua família a ama do jeito que ela é e que a apoiamos em todas as decisões”.

A mamãe conscientizou que a forma como a filha encara a questão pode influenciar outras pessoas. “Ela  é  a  referência  para  a geração dela, pois outras crianças que passam pelo mesmo processo, de preconceito com  o  corpo e  o cabelo, saibam que são lindas e amadas! ”.

Nem sempre as observações do cabelo dela são negativas. Certa ocasião, ao passearmos em um Shopping, várias pessoas viram Manuella e se derreteram em elogios aos seus cabelos. “Foi uma Injeção de ânimo! ”, disse Kelly.

 

Com informações: Universa/UOL

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS