Comportamento

Médico em Manaus montou clínica em sua casa para tratar sua mãe com COVID. Eu estava todo saturado! (Vídeo)

Não sobraram mais macas em muitos hospitais de seu país, então Marco Fonseca Barbosa decidiu cuidar ele mesmo de quem o trouxe ao mundo.

O Brasil é, sem dúvida, um dos países mais afetados pela pandemia COVID-19. As mais de 8.488.000 pessoas infectadas e as mais de 209.000 vítimas são uma demonstração disso. Crise de saúde que tem causado a saturação dos centros médicos, muitos sendo obrigados a esperar horas e até dias, apesar dos sintomas desta perigosa doença. Pacientes esperando, entre eles estava Ruth, 56, que começou a ter febre e teve que esperar pelo menos 4 horas para ser compreendida.

Foto: AFP/YOUTUBE

Foi então que seu filho, Marco Fonseca, de 36 anos, percebeu que, se ela continuasse esperando, sua situação poderia piorar, até mesmo ser fatal. Felizmente, ele é um médico especialista em emergências e, após tentar sem sucesso transferir sua mãe para a unidade de terapia intensiva de um hospital público, decidiu cuidar dela pessoalmente .

Foi assim que converteu sua casa, localizada na cidade de Manaus, em uma pequena clínica, onde presta todos os cuidados necessários à pessoa que o deu à luz.

Foto: AFP/YOUTUBE

Em seguida, ele conseguiu um ventilador mecânico não invasivo, um tanque de oxigênio e uma cama improvisada com um quarto de hospital . Um esforço que ele fez sem culpar seus colegas por não poderem cuidar de sua mãe, porque ele mais do que ninguém entende o excesso de exigência que eles são nestes tempos de pandemia, os profissionais de saúde tendo que suportar longas e difíceis jornadas de trabalho . Logo ele teve que entubar Ruth, mas para evitar isso em suas circunstâncias, ele decidiu mantê-la viva com um nebulizador e um cateter nasal .

Foto: AFP/YOUTUBE

“Nunca teria imaginado tal situação, nem nos meus piores pesadelos (…) Era desesperador, tinha medo que a minha mãe morresse nos meus braços, numa cadeira de plástico. Num impulso, peguei ela pelo braço, coloquei no carro e fui para casa (…) Liguei para todas as minhas amigas e ex-pacientes que eu tratava em casa para pedir ajuda (…) Demorou quatro dias sem sair do lado dela Por isso é angustiante voltar aos meus guardas do hospital (…) Felizmente ela está melhor, mas isso não me impede de ligar sem parar para ter notícias (…) É um verdadeiro milagre ela ainda estar viva”

– Marcos Fonseca Barbosa , um médico brasileiro, disse à AFP

Foto: AFP/YOUTUBE

Atualmente, como Marco teve que voltar aos seus plantões no hospital, quem cuida de Ruth na maior parte do tempo é sua esposa, que é professora. Ela vem se recuperando, enquanto esse médico brasileiro, sem querer levar os créditos por essa grande conquista , declara que sua mãe ainda está viva principalmente pela vontade de continuar vivendo.

Assista ao vídeo da rotina do médico cuidando de sua mãe:

Traduzido e adaptado de: UPSOCL

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Recent Posts

O verdadeiro motivo que faz todo mundo chorar ao cortar cebola

Quase todo mundo já passou por isso: você começa a cortar uma cebola e, de…

2 dias ago

O estilo de vida de duas irmãs no meio do mato está fazendo muita gente repensar a velhice

Em um mundo cada vez mais dependente de farmácias, aplicativos e hospitais, duas irmãs de…

2 dias ago

A Amazônia está entrando em um clima que não existia há milhões de anos — e os cientistas estão em pânico

Por décadas, a Floresta Amazônica foi chamada de “pulmão do planeta” e de escudo natural…

2 dias ago

Série baseada em livro de Harlan Coben explode na Netflix e já é a 2ª mais assistida do momento

Em Custe o que Custar, Simon (James Nesbitt) parece ter alcançado tudo o que muitos…

3 dias ago

Sucesso mundial! Michelle Pfeiffer está no filme nº1 do Prime Video

Na semana do Natal, tudo funciona porque Claire faz funcionar. Horários, encontros e tradições seguem…

2 semanas ago

Nada é Por Acaso: O Verdadeiro Motivo dos Navios de Cruzeiro Serem Brancos

Você pode até achar que já sabe tudo sobre navios de cruzeiro, mas já parou…

2 semanas ago