Não sobraram mais macas em muitos hospitais de seu país, então Marco Fonseca Barbosa decidiu cuidar ele mesmo de quem o trouxe ao mundo.

O Brasil é, sem dúvida, um dos países mais afetados pela pandemia COVID-19. As mais de 8.488.000 pessoas infectadas e as mais de 209.000 vítimas são uma demonstração disso. Crise de saúde que tem causado a saturação dos centros médicos, muitos sendo obrigados a esperar horas e até dias, apesar dos sintomas desta perigosa doença. Pacientes esperando, entre eles estava Ruth, 56, que começou a ter febre e teve que esperar pelo menos 4 horas para ser compreendida.

Captura de Pantalla 2021 01 14 a las 08.55.07 - Médico em Manaus montou clínica em sua casa para tratar sua mãe com COVID. Eu estava todo saturado! (Vídeo)
Foto: AFP/YOUTUBE

Foi então que seu filho, Marco Fonseca, de 36 anos, percebeu que, se ela continuasse esperando, sua situação poderia piorar, até mesmo ser fatal. Felizmente, ele é um médico especialista em emergências e, após tentar sem sucesso transferir sua mãe para a unidade de terapia intensiva de um hospital público, decidiu cuidar dela pessoalmente .

capa oficial - Médico em Manaus montou clínica em sua casa para tratar sua mãe com COVID. Eu estava todo saturado! (Vídeo)

Foi assim que converteu sua casa, localizada na cidade de Manaus, em uma pequena clínica, onde presta todos os cuidados necessários à pessoa que o deu à luz.

1610560438 0008ym6qg - Médico em Manaus montou clínica em sua casa para tratar sua mãe com COVID. Eu estava todo saturado! (Vídeo)
Foto: AFP/YOUTUBE

Em seguida, ele conseguiu um ventilador mecânico não invasivo, um tanque de oxigênio e uma cama improvisada com um quarto de hospital . Um esforço que ele fez sem culpar seus colegas por não poderem cuidar de sua mãe, porque ele mais do que ninguém entende o excesso de exigência que eles são nestes tempos de pandemia, os profissionais de saúde tendo que suportar longas e difíceis jornadas de trabalho . Logo ele teve que entubar Ruth, mas para evitar isso em suas circunstâncias, ele decidiu mantê-la viva com um nebulizador e um cateter nasal .

5EJMFLRV2NGQPEOS5ERGEGUMAQ - Médico em Manaus montou clínica em sua casa para tratar sua mãe com COVID. Eu estava todo saturado! (Vídeo)
Foto: AFP/YOUTUBE

“Nunca teria imaginado tal situação, nem nos meus piores pesadelos (…) Era desesperador, tinha medo que a minha mãe morresse nos meus braços, numa cadeira de plástico. Num impulso, peguei ela pelo braço, coloquei no carro e fui para casa (…) Liguei para todas as minhas amigas e ex-pacientes que eu tratava em casa para pedir ajuda (…) Demorou quatro dias sem sair do lado dela Por isso é angustiante voltar aos meus guardas do hospital (…) Felizmente ela está melhor, mas isso não me impede de ligar sem parar para ter notícias (…) É um verdadeiro milagre ela ainda estar viva”

– Marcos Fonseca Barbosa , um médico brasileiro, disse à AFP

1610560551 0008yn7bm - Médico em Manaus montou clínica em sua casa para tratar sua mãe com COVID. Eu estava todo saturado! (Vídeo)
Foto: AFP/YOUTUBE

Atualmente, como Marco teve que voltar aos seus plantões no hospital, quem cuida de Ruth na maior parte do tempo é sua esposa, que é professora. Ela vem se recuperando, enquanto esse médico brasileiro, sem querer levar os créditos por essa grande conquista , declara que sua mãe ainda está viva principalmente pela vontade de continuar vivendo.

Assista ao vídeo da rotina do médico cuidando de sua mãe:

Traduzido e adaptado de: UPSOCL

OUTRAS LEITURAS



Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS