Por: JCS

O estoque de sangue do banco de sangue da Polícia Milita diminuiu, logo então, boa parte dos alunos da Escola Superior de Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo se juntaram para doar sangue durante três dias.

A pandemia do coronavírus tem causado reflexos negativos em vários setores da saúde, um deles é a queda no estoque de sangue dos bancos de sangue de São Paulo. Uma das mais afetadas é a Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que opera com cerca de 40% de sua reserva (todos os tipos sanguíneos) para assim oferecer suporte a mais de 100 instituições de saúde da rede pública.

Inclusive o Centro de Hematologia e Hemoterapia, da Unicamp, em Campinas, SP, foi drasticamente afetado, com uma redução de doadores na faixa de 70% depois da pandemia. O IBCC Oncologia teve uma queda de 50%.

Para tentar sanar esta deficiência, os alunos da Escola Superior de Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo se organizaram para doar sangue durante três dias, a partir do dia (18), a intenção é abastecer o estoque de sangue e para garantir a manutenção dos casos de atendimento médicos de emergências. Conforme o portal do governo de São Paulo, estava previsto que receberiam 180 doações.

RESTRIÇÕES à DOAÇÃO DE SANGUE

Não podem doar sangue as pessoas que estiverem resfriadas. Já os que têm sintomas de gripe nem devem comparecer aos hemocentros. As pessoas que tiveram algum contato com infectados ou até casos suspeitos do coronavírus devem esperar no mínimo 30 dias para doar sangue.

QUEM PODE DOAR SANGUE

Pessoas de 16 a 69 anos e que pesem acima de 50 kg. Devem apresentar documentos de identificação com foto, já os menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. Vale lembrar que há um limite de idade para a doação inicial, ou seja, a pessoa que nunca doou sangue e quer doar pela primeira vez e tiver 61 anos ou mais não poderá mais doar.

É recomendável que a pessoa que for doar o sangue evite alimentos gordurosos no mínimo 4 horas que antecedem à doação, e consumo de álcool, 12 horas antes.

Quem se interessar em doar sangue, o agendamento pode ser feito via e-mail: agendamento@prosangue.sp.br ou pelo telefone (11) 4573-7800.

Se você quiser pré-agendar a data e hora da doação, pode assim fazê-lo pelo fone (11) 3474-4280 O IBCC Oncologia.

Com informações:Psicologiasdobrasil

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS