Por: JCS

Um lar que abriga idosos em Gravataí, RS, teve uma ideia fantástica, montou o “túnel do abraço”, para que seus idosos possam tocar em seus parentes através de um abraço apertado e assim também se protegerem da contaminação da covid-19.

Haviam 28 idosos no Residencial Geriátrico Três Figueiras, os cuidadores perceberam que desde que iniciou o isolamento em 17 de março, que eles estavam demasiadamente tristes e depressivos por não poderem ver seus familiares. Inclusive no dia das mães nenhum deles recebeu visita dos familiares, devido ao rigor do distanciamento social.

Rúbia Santos, que administra a clínica disse: “Percebemos que nossos residentes mais velhos estavam se sentindo tristes”.

“Pensamos que eles ficariam mais felizes se encontrássemos uma maneira de abraçar seus parentes”.

A invenção do Túnel flexível do abraço

O túnel do abraço foi desenvolvido como uma espécie de cortina de material plástico grosso transparente, que permite que a pessoa veja o outro, a inovação é que nela, tem alguns furos/compartimentos onde a pessoa pode encaixar os braços e abraçar a pessoa do outro lado sem o risco de contaminá-la, isto é genial.

Estes orifícios para os braços foram feitos em três tamanhos e alturas diferentes, assim, tanto adulto, adolescente ou criança pequena podem colocar seus brações e dar aquele abraço gostoso em seu idoso querido.

Após cada visita, o equipamento é devidamente higienizado pela equipe de manutenção do Lar de idosos, assim, as visitas podem ser agendadas e todos os idosos conseguem abraçar seus parentes.

Antes que cheguem ao túnel do abraço, o visitante tem sua temperatura medida, higieniza suas mãos com álcool gel para a segurança de ambos.

Este modelo de túnel foi adaptado e inspirado em outras espécies de cortinas inventadas em algumas casas de idosos espalhadas pelo mundo.

O objetivo é permitir que os familiares tragam afeto para amenizar a dor da separação.

Assista ao vídeo e veja um túnel funcionando:

 

Com informações: GNN

Créditos imagem: Youtube

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS