CORONAVÍRUS

ITÁLIA “segunda onda de infecção do coronavírus”

Por: JCS

Conforme comunicado do primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, estão oficializadas novas medidas governamentais para contenção da nova onda da pandemia do coronavírus, que atualmente já infectou cerca de 800 mil pessoas e causou aproximadamente 40.000 óbitos.

As ações devem ser aplicadas em todo o território italiano, como o toque de recolher entre as 22h e 5h, fechamento de shoppings centers em finais de semanas e feriados. O decreto também divide o país em três áreas de risco: vermelha (criticidade alta), laranja (médio-alta), amarela (moderada).

As 20 regiões que compõem o país devem ser distribuídas entre estas três zonas criadas pelo Ministério da Saúde, conforme os índices de transmissão da covid-19 e quantidades de internações, leitos ocupados em UTI e a porcentagem de casos positivos detectados em novos exames.

Com cenário mais preocupante, vem a área vermelha, que inclui a Lombardia, região mais populosa da Itália, Piemonte, Vale de Aosta e da Calábria.

Zonas vermelhas, terão regras semelhantes às do lockdown que durou entre março e maio: sendo proibido sair de casa a não ser por motivos comprovados de trabalho, necessidade ou saúde, proibição de deslocamentos intermunicipais e inter-regionais e o fechamento de restaurantes, a única exceção são os serviços de comida Delivery e retirada no próprio restaurante.

Comércio será fechado, ficando aberto apenas negócios alimentares e itens de primeira necessidade, atividades esportivas ficam suspensas.

Assim, 25% dos 60 milhões de habitantes da Itália voltaram a vivenciar o lockdown a partir da próxima sexta-feira (6), data em que o decreto entra em vigor, incluindo cidades como Milão e Turim.

Foto: Ilustração Pixabay

“Se introduzíssemos medidas únicas em toda a Itália, produziríamos um duplo efeito negativo: não adotar medidas verdadeiramente eficazes onde há maior risco e impor iniciativas irracionalmente restritivas onde a situação é menos grave”, afirmou Conte em entrevista.

As zonas amarelas e laranja – A maior parte do território italiano foi incluso na zona amarela, com regras de âmbito nacional, com toque de recolher noturno, fechamento de museus, aulas completamente à distância nas escolas de ensino médio.

As regiões com estes cuidados são: Abruzzo, Basilicata, Campânia, Emilia-Romagna, Friuli Veneza Giulia, Lazio (local em que fica a capital Roma), Ligúria, Marcas, Molise, Sardenha, Toscana, Trentino-Alto Ádige, úmbria e Vêneto.

Puglia e Sicília estão na “zona laranja”, onde há proibição de deslocamentos intermunicipais e inter-regionais, exceção apenas para casos de trabalho ou saúde. Nessas áreas, não haverá proibição de sair de casa sem motivo, mas também os bares e restaurantes devem suspender os serviços de mesa.

Uma região só pode ser considerada “zona amarela”, quando apresenta estabilidade nos dados da pandemia por 14 dias.

“Perguntaram-me se sou otimista, mas não estou pensando em ceias de Natal, bailes, festas. É preciso respeitar as regras”, disse o premiê.

O decreto ficará em vigor até 3 de dezembro, a prorrogação das medidas depende da evolução da curva epidemiológica. A situação é preocupante, afinal, a Itália está registrando recordes seguidos de casos diários de infecções da covid-19, e aumento considerável no número de óbitos por dia, nesta quarta-feira foram 352, voltando ao patamar de abril.

Esta “segunda onda de infecção do coronavírus” está sacudindo a Europa devido a uma mutação genética do vírus, e, pelas temperaturas baixas do inverno que facilitam a proliferação do vírus. Todo cuidado é pouco, afinal, não existe ainda um imunizante oficial eficaz.

Foto: Pixabay

Com informações: Portal UOL
Credito Imagem: Pixabay

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Recent Posts

“Como encarar o fim de um bom relacionamento?” por Monja Coen

Monja Coen Roshi é uma monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto…

11 meses ago

Netflix: Série coreana ideal para curar um coração partido

Fonte: Adorocinema Entre todas as ofertas de séries coreanas no catálogo da Netflix, há de…

11 meses ago

Por que os relacionamentos esfriam?

Os relacionamentos, ao longo do tempo, podem passar por momentos de distanciamento e perda de…

1 ano ago

07 filmes e séries em alta para ver no fim de semana – Netflix

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim, porque hoje eu tenho uma…

2 anos ago

Ratinho brinca com a mãe de 82 anos: “A senhora vai me quebrar”

Foto:instagram O apresentador Ratinho mostrou um pouco da sua intimidade com seus fãs do Instagram…

2 anos ago

Confeiteira viraliza ao se negar a fazer bolo de graça em Anápolis/GO.

CLIENTE NEM SEMPRE TEM A RAZÃO !  Dayane Silva, uma confeiteira de 29 anos, foi…

2 anos ago